New here? Register. ×
×

Mãe de Paulo Gustavo lamenta disputa política envolvendo nome do filho

Escrito por Gilson Monteiro às 14:08 do dia 13 de maio de 2021
Sobre: Homenagens ao ator
  • Paulo Gustavo e Dona Déa
13maio

Paulo Gustavo e Dona DéaDona Déa Lucia, mãe do querido ator Paulo Gustavo, falecido recentemente vítima da Covid, disse à Coluna hoje (13/05), que a família aceita todas as homenagens a ele, mas reclama da disputa política envolvendo o nome do filho.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enviou mensagem à Câmara de Vereadores propondo a troca do nome da Rua Moreira César, em Icaraí, pelo do artista. Em movimento contrário, moradores e comerciantes da rua participam de abaixo-assinado propondo que, em vez disso, Paulo Gustavo seja o patrono do centro cultural a ser instalado pela prefeitura no antigo Cinema Icaraí.

–  Nós estamos de luto e não vamos participar de reunião nenhuma – disse Dona Déa. Ela e o pai de Paulo Gustavo, Júlio Márcio, foram convocados para participar de um encontro nesta quinta-feira (13/05), na Câmara Municipal, para conhecerem as homenagens propostas ao filho pelos vereadores.

Além da troca do nome da Rua Moreira César, vereadores apresentaram projetos para dar o nome dele ao centro cultural do Cinema Icaraí, ao Centro Petrobras de Cinema, e ao Reserva Cultural. E mais: instalação de estátuas e bustos na praia de Icaraí, no Campo de São Bento e em frente à Confeitaria Beira Mar, frequentada por Paulo Gustavo e cenário de um de seus filmes.

– Estamos de luto, por isso nem eu nem o Júlio (pai do ator) vamos comparecer à Câmara de Vereadores hoje para conversar sobre a mudança do nome de Paulo Gustavo para Moreira César. Toda homenagem é benvinda de uma cidade onde Paulo viveu. Ele amava Niterói intensamente. Fazia questão de mostrar Icaraí nos seus filmes, nos seus programas e em todas as aparições no Brasil e no exterior – disse Dona Déa.

Sobre a consulta pública feita pelo prefeito Axel Grael, a mãe de Paulo Gustavo diz que, como muitas outras questões no Brasil ultimamente, virou uma disputa política.

–  Ficamos envaidecidos e apoiamos toda homenagem ao meu querido e saudoso filho, porque sabemos da sua paixão pela cidade. Mas nossa família não vai se envolver nisso – afirmou Dona Déa.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

13 thoughts on “Mãe de Paulo Gustavo lamenta disputa política envolvendo nome do filho

  1. Que falta de sensibilidade convocar os pais de Paulo Gustavo para reunião !! Muita politicagem mesmo ! Empatia zero !

  2. Muito mais sensato dar o nome do Paulo Gustavo ao Centro Cultural, que tem muito mais a ver com sua atividade artística.
    Nasci e cresci em Niterói, vivi a minha infância e juventude em Icaraí, e a Rua Moreira Cesar, primeira rua paralela à praia, sempre foi um ícone onde tinha galerias de lojas de moda, padarias, farmácias, cinema, além de muitos prédios de moradores. “Vou lá na Moreira Cesar passear um pouco e ver as modas” era frase constante para os moradores do bairro. Moreira Cesar não era para nós o nome de uma pessoa, mas sim o nome de da rua.
    Estou com a opinião da D. Déa Lucia, mãe do querido ator. Pura politicagem.
    Apoio dar seu nome ao novo Centro Cultural, apoio também uma estátua sentada num banco da Praia de Icaraí ou do Campo de São Bento.
    Mas mudar o nome da rua, não aprovo.

  3. Precisam respeitar o luto dos familiares!A mudança só trará transtornos a moradores e comerciantes!Os moradores terão q mudar seus cadastros ,etc……

  4. Homenagear sim, sem exageros para q o homenageado seja sempre lembrado com carinho, mas nunca prejudicando ou acarretando transtornos. Mudar o nome da Rua Moreira Cesar não é homenagem, mas sim politicagem em cima do nome do ator.

  5. Acho que deveriam respeitar o luto da familia. Isso e politicagem. Deixem a familia em paz. Coloquem o mome6 em lugar que realmente tem haver com que ele fazia. Busto? Pra que isso?

  6. Ele merece muitas homenagens, mas mudar nome e de rua, é só para causar transtornos aos moradores e comerciantes da rua.

  7. Não acho nada de politicagem, trata- se uma homenagem ao artista niteroiense, muito melhor que um nome de um milico, o tempo está mudando pra melhor então tira o milico e põe um artista que muito nós alegrou e ajudou Niterói.

  8. Estou inteiramente de acordo com o Junior, trata-se de politicagem do mais baixo nível.
    Parabéns à Sra. Déa Lúcia pela sua lucidez nessa hora de tanto sofrimento.

  9. Não respeitam sequer o luto dos familiares, ideia oportunista e demagógica, com uma rua prometida com diversas obras e não cumpridas

Comments are closed.