New here? Register. ×
×

Luto pela falta de segurança em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 14:57 do dia 3 de julho de 2017
Sobre: Protesto
03jul

A violência que assola Niterói e a falta de uma resposta das autoridades estão motivando protestos de moradores e comerciantes pelas redes sociais. Um grupo está exortando as pessoas a que, a partir de hoje, exponham panos pretos nas janelas de seus apartamentos ou casas para demonstrar “a tristeza, indignação e preocupação com a total falta de segurança na nossa cidade revolta à violência”.

Os bandidos agem à luz do dia certos da impunidade. O único batalhão da PM em Niterói tem que dividir o policiamento ostensivo com Maricá, município vizinho. Atualmente o 12° BPM tem 980 policiais militares, mas segundo especialistas em segurança pública seriam necessários pelo menos 1.200 homens.

Além disso, o 12° BPM conta com poucas viaturas. Segundo fontes da PM, em Niterói há 161 carros patrulhando as ruas da cidade e outros 45 parados à espera de reparos que não vêm sendo feitos desde que o Estado parou de pagar a empresa que fazia a manutenção.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

7 thoughts on “Luto pela falta de segurança em Niterói

  1. A violência urbana que estamos assistindo hoje no Rio de Janeiro , Niterói ,São Gonçalo e Baixada Fluminense é resultado da hipocrisia da elite e de grande parte da mídia , pois quando Brizola e mestre Darcy Ribeiro propuseram a melhor ideia em educação que esse país já teve ,
    que foi a criação dos Brizolões , que afastariam as crianças e adolescentes do convívio da violência de suas comunidades com aulas, recreações e alimentação em horário integral preparando esses jovens para um mundo melhor todos foram contra , chegando ao absurdo de fazerem cálculos de quanto custariam essas crianças em horário integral !!!!
    Passado mais de 30 anos , quantas dezenas ou centenas de milhares de marginais espalhados por esse Estado a fora , que hoje nos assaltam poderiam ter tido um futuro melhor !!!

  2. Quais são as propostas de geração de trabalho e renda para oferecer oportunidades a todos os moradores da cidade? Por que não se usam as redes sociais para discussão e sugestão de ideias? Vamos ficar esperando pela volta do petróleo? Vamos continuar sendo uma cidade de (alguns) funcionários públicos? Ter segurança é importante, mas a paz só voltará quando tivermos pelo menos um esboço de justiça social e uma cidade verdadeiramente integrada, ao invés de segregada e abandonada. É fácil pedir por policiamento para prender e punir ladrões, mas como reduzir o número de ladrões? Onde estão as propostas?

    1. Concordo com você Marcel , só há uma solução a médio e longo prazo para a violência que estamos vivendo EDUCAÇÃO .
      Cadê as escolas técnicas ? Porque essas entidades ligadas a construção civil ou ao comercio ou a restaurantes e hotéis e etc. não criam cursos gratuitos para jovens carentes , dando a eles oportunidades no mercado de trabalho ??
      Como disse o Deputado Miro Teixeira ” ou fazemos escolas agora ou no futuro faremos mas presídios que escolas “

  3. não entendo porque numa cidade farta de quarteis generais, PC, PM e até PF não possa estudar um sistema de integração entre as instâncias para realizar uma força tarefa de forma estratégica. Somar forças para gerar eficiência e efetividade na segurança.

    1. De acordo com o que você disse. Por que nós tem que nos *f ,enquanto a vagabundagem,predomina?
      Muito chateada.
      Muito triste viver,pra ver isso.

  4. Nossa cidade conhecida como cidade sorriso, hoje é a cidade do medo.
    NINGUÉM se sente seguro em canto nenhum da cidade.
    Até quando?

Comments are closed.