Publicidade
Categories: Notícias

Lula culpa Lava-Jato pelo desemprego

Publicidade

Vestido com um macacão da Frente Única dos Petroleiros (FUP), o ex-presidente Lula participou de ato contra “o golpe e a Lava-Jato”, promovido pela FUP e pela Central Única de Trabalhadores (CUT) na manhã desta quinta-feira (25/08), no portão do Estaleiro Mauá, em Niterói. Para ele e para os sindicalistas presentes a culpa pelo desemprego no setor é do governo Temer (instalado há três meses com o afastamento de Dilma Roussef, que está sendo julgada a partir de hoje pelo Senado) e da operação Lava-Jato.

— Como eles não sabem governar vão vendendo o patrimônio nacional e, de repente, esse país vai abrir mão de sua soberania para mendigar favor a outros países ricos. Porque está prevalecendo o complexo de vira-latas de quem está governando. Eles acham que tudo que vem de fora é melhor e eu acho que tudo que vem daqui é que é melhor porque tem o suor e a força do nosso trabalhador – disse Lula sob aplausos dos deputados petistas Chico D’Ângelo, Luiz Sérgio e Benedita da Silva e do presidente do PT fluminense e prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, convocou os trabalhadores para uma greve geral no país. Para ele, “a única coisa que a Lava-Jato lavou foram os empregos dos trabalhadores, porque não estão sendo punidos os culpados. Tem que punir os corruptos, não empresas e trabalhadores. E nós temos de dar uma resposta, que é a greve geral para impedir esse retrocesso”, disse.

Lula criticou o Senado por estar “rasgando a constituição” e punindo “uma mulher inocente, cujo único crime cometido foi ser honesta”. Sobre a Petrobras, o ex-presidente afirmou:

— Quando eu entrei, disse que o Brasil tinha de pensar com carinho na Petrobras, mas a Petrobras também tinha de pensar com carinho no Brasil. A empresa não poderia ficar comprando sondas e navios na Coréia, no Vietnã, onde quer que seja e milhares de trabalhadores ficarem desempregados. É preciso que a Petrobras volte a usar conteúdo nacional nos navios e plataformas – disse Lula vaticinando em seguida: “Caindo a Petrobras, caem uma série de grandes, médias e pequenas indústrias, quebra siderúrgica e é preciso discutir isso a fundo”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

4 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

4 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

1 semana ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

3 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 semanas ago
Publicidade