Publicidade
Notícias

Luiz de Albuquerque lança na Travessa Niterói seu 11° livro, aos 93 anos

Publicidade
Luiz de Albuquerque (dir.) com os filhos Maurício, Abelardo e Gilson

O sempre lembrado mestre de geografia do Centro Educacional de Niterói e da UFF, Luiz Carlos de Albuquerque Santos, 93 anos, vai lançar e autografar “O nome da Flor”, seu 11° livro, o terceiro de poesias. Editado pela Nitpress, terá noite de autógrafos, terça-feira (27/09), às 18h, na Livraria da Travessa, em Icaraí.

“O Nome da Flor” não é apenas um marco da longevidade e da vitalidade do poeta, mas celebra aquela que o estimulou a pôr no papel seu talento, quando ele já era um sexagenário: sua segunda mulher, Irma, a quem o livro é dedicado, “em paz, onde estiver”, conforme escreveu.

Espirituosa, profunda, irônica, soturna, a obra reúne fragmentos de vida, colhidos das observações do autor sobre episódios pessoais ou sociais. Sua motivação, no entanto, é o amor. Luiz de Albuquerque não busca interpretá-lo, apenas o aceita e o brinda, em seus versos, ao adotar a perspectiva daquele que enxerga e revela a pessoa amada, em um diálogo que pode ser interpretado como sendo com o leitor ou com quem o inspirou. Um bom exemplo é o poema “Elegância”, outro é o que dá nome ao livro.

Luiz de Albuquerque tem uma bonita história de vida, desde quando deixou Santa Maria Madalena, aos cinco anos de idade. A família, vitimada pela epidemia da tuberculose foi se tratar em Petrópolis, enquanto ele foi morar com a tia Sinhá, em Nilópolis.

Aluno aplicado ingressou cedo na carreira militar como oficial da Marinha, mas com real inclinação para o magistério, logo realizou seu sonho como professor nas Escolas Naval e Superior de Guerra, Universidade Federal Fluminense e Centro Educacional de Niterói.  Neste teve como alunos o consagrado jornalista Ricardo Boechat e o ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira, além de uma geração de jovens formados no colégio dirigido pela competente e incansável Myrthes Wenzel.

Luiz de Albuquerque, imortal da Academia Fluminense de Letras, diz que a vocação de romancista e poeta surgiu mais tarde, quando “já fazia parte da coleção outono inverno”. A partir daí não parou mais e publicou os romances: O futuro do passado; Encontro de Paralelas; A sombra colorida; A transparência zelada; No inverno, talvez…; As cunhadas; Peregrino e A saga de Valquíria, além dos livros de poesias Sinfonia para piano solo; O caderno de Nize e agora O nome da flor.

Casou-se aos 20 anos com a professora e pedagoga do Centro Educacional Vera Reis, de Natividade, também do interior fluminense. Tiveram três filhos: o economista e advogado Mauricio, e os médicos Gilson e Luís Abelardo Reis Santos, este diretor-médico do Niterói D’Or.

Figura lendária como Luiz Carlos de Albuquerque Santos, que só deu boas lições e exemplos a vida toda, que o Norte Fluminense mandou de mão beijada, a gente só encontra na terra do cacique Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade