A pesquisa mostra também que todos os setores do Ramo Mole (bens não duráveis) e do Ramo Duro (bens duráveis) apresentaram resultados negativos. Os que tiveram as maiores quedas no faturamento no Ramo Mole foram calçados (-5,5%), confecções (-5,2%) e tecidos (-4,8% %) e no Ramo Duro (bens duráveis) óticas (-6,8%), móveis (-5,5%), joias (-5,2%) e eletrodomésticos (-3,8%). A venda a prazo com menos 3,8% e a venda à vista com menos 3,5% foram as formas de pagamento preferidas pelos consumidores.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDL Rio e do Sindilojas Rio, entidades que juntas representam mais de 30 mil lojistas, o resultado continua refletindo os efeitos da pandemia. “Além disso – diz Aldo – o desemprego e a queda de renda também estão afastando o consumidor das compras. A verdade é que as pessoas, principalmente as de menor poder aquisitivo, perderam o fôlego para consumir. Nem mesmo as liquidações, descontos e facilidades de crédito foram capazes de estimular os consumidores para as compras”.
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