Publicidade
Notícias

Lojistas cobram segurança para Niterói; PM pede colaboração da população

Publicidade
Obras milionárias não devolvem a tranquilidade às ruas do Centro de Niterói

A crescente violência no Centro de Niterói tem gerado preocupação entre comerciantes e moradores. Arrombamentos de lojas, furtos a plena luz do dia e o fechamento de estabelecimentos são reflexos de um cenário de abandono e insegurança na região. Mesmo com investimentos milionários na revitalização urbana, a sensação de insegurança persiste e afeta diretamente o comércio local.

Em nota enviada à Coluna, a Câmara de Diretores Lojistas de Niterói (CDL) diz que cobra providências urgentes das autoridades. Reforça, ainda, a necessidade de uma solução integrada para o problema da segurança pública. O presidente do Conselho Superior da CDL Niterói, Joaquim Pinto, afirma o seguinte:

“Estamos cobrando de todas as esferas para que este problema seja resolvido e para que o empresário possa voltar a ter paz ao dormir e saber que seu estabelecimento está seguro. Reforçamos que a responsabilidade pela segurança não pode ser ignorada, é uma responsabilidade do município, do estado e da união. Seguiremos firmes na cobrança até que providências concretas sejam tomadas. A solução existe e precisa ser colocada em prática com urgência, o setor produtivo e a comunidade não podem mais esperar.”

O que diz a PM

Por sua vez, a Secretaria de Polícia Militar afirma também em nota enviada à Coluna que vem intensificando as ações de patrulhamento com motocicletas e viaturas. Ressalta o reforço de efetivo por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS). Segundo o comando do 12º BPM (Niterói), a unidade realiza diariamente a Operação Antifurtos, com o objetivo de coibir furtos em estabelecimentos comerciais, e de cabos e materiais recicláveis. Como resultado dessas ações, somente neste ano, a PM já prendeu mais de 600 criminosos e apreendeu 40 adolescentes infratores.

Na terça-feira (27/05), equipes do batalhão detiveram dois homens após a invasão de residências na cidade, recuperando os itens furtados, que incluíam um notebook, celular e dinheiro em espécie. A PMERJ reforçou ainda a importância da colaboração da população, disponibilizando canais de denúncia como o Disque-Denúncia (21 2253-1177) e o aplicativo 190RJ.

Apesar das ações anunciadas pelas autoridades e das cobranças da CDL, a rotina de crimes no Centro de Niterói continua sendo um grande desafio para quem vive e trabalha na região. A sensação de abandono e a falta de segurança alimentam um ciclo de incerteza, enquanto investimentos urbanos tentam dar nova vida ao espaço.

No entanto, para muitos, obras milionárias de revitalização e de infraestrutura não são suficientes se a tranquilidade ainda não retorna às ruas. O problema da criminalidade exige medidas concretas e eficazes, e enquanto elas não chegam, comerciantes e moradores seguem em alerta, esperando por mudanças que garantam a paz e o progresso que tanto reivindicam.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

3 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

6 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

6 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

3 semanas ago
Publicidade