New here? Register. ×
×

Loja tradicional fecha filial esvaziando ainda mais o Centro de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 16:52 do dia 23 de janeiro de 2024
Sobre: Arriou as portas
  • Leader, Centro de Niterói
23jan
Cartaz colado na porta informa aos clientes o fechamento da loja da Rua Quinze de Novembro, no Centro de Niterói

Uma notícia triste para o comércio do Centro de Niterói, que anda muito mal das pernas: a Leader fechou no último dia 18 a loja da Rua 15 de Novembro. Em outubro a rede havia fechado sua primeira loja, inaugurada há 71 anos, em Miracema. Agora arriou as portas da loja que tinha ligação com o Plaza Shopping, através de uma passarela.

A Leader já teve 97 lojas espalhadas em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Com dívida monstruosa e em recuperação judicial desde 2016, em 2019 a varejista foi comprada pelo Grupo Legion Holdings.

Mas veio a Covid e a Leader voltou pedir recuperação judicial. Em 2021 fechou 20 lojas, como parte de um plano de reestruturação. O modelo de negócio da Leader, ancorado em vendas de artigos à classe C em lojas físicas, sofreu forte retração em meio à pandemia do coronavírus, que forçou um crescimento acelerado de vendas no varejo digital.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

17 thoughts on “Loja tradicional fecha filial esvaziando ainda mais o Centro de Niterói

  1. Fui colaborador dessa empresa a uns 4 anos, a princípio quando entrei estava tudo bem, pagamentos em dia, benefícios tudo ok. Depois da compra que existiu do antigo dono André Peixoto, que investiu um bom dinheiro veio a pandemia e acabou com todo o sonho de se recuperar, a quantidade de lojas eram de 147 espalhadas pelo Brasil, com a crise que até hj estamos tendo foram fechando, as mercadorias n eram mais as novas eram as do que tinham das lojas que foram fechadas, quando vendeu para esse último dono q declarou falência total, pois n quis investir começou a fechar lojas, mandaram 40 pessoas de uma vez só dá sede embora e parcelaram as recisão, depois veio a onda de fecha aqui e fecha ali, nós colaboradores sem saber de nada estávamos estranho quando os “grandes” saiam para outra empresa, ninguém ficava. O resumo de hoje umas 20 poucas lojas ainda abertas ( até quando só Deus sabe) pois nem aluguem estão pagando, o povo que saiu nem a recisão foi paga, o fundo de garantia a mais de dois anos q n pagam. A desculpa disso tudo é q vamos fazer uma nova Leader. Sem investimento n dá, sem cumprir o básico com os funcionários n dá! Esse novo “dono” afundou a queridinha do natal! Lamentável.

  2. Sou de Nova Iguaçu e moro há 25 anos em Niterói graças a UFF. A passagem da leader para o Plaza sempre foi algo turístico, por mais cafona e comum que possa parecer hoje em dia. Algo que chamava a atenção há 25 anos. As pessoas não conseguem desde 2018 viver sem relacionar tudo a dicotomia Lula X Jair. É falta de visão. A pandemia foi com Jair, não com Lula mas traria impacto com qualquer um, talvez pior com quem não comprou vacina da Pfizer de inicio e iria superfaturar a indiana covaxin. Lula era dono do sitio e triplex mas não está fechando empresas pq cobra impostos. Não acho comunismo melhor que socialismo, mas se fosse ruim para pobres, ricos já teriam implementado há muito tempo, diz o ditado. As lojas de varejo tem dificuldade em disputar com Internet, simples assim. Porque sair de casa e gastar gasolina e estacionamento, podendo comprar na Internet e receber em casa sem riscos? Espero que o espaço seja usado de forma inteligente, como a passagem.

  3. Com o novo governo de esquerda (do amor) verificamos um aumento vertiginoso no fechamento de empresas. O aumento de impostos, insegurança jurídica e censura dos meios de comunicação são características desse governo.

  4. Loja cara e cafona, assim como as sucessivas gestões endinheirados e de mau gosto deixaram a, outrora linda e agradável, cidade de Niterói, que talvez feche também.

  5. É muito triste ver as lojas fechando a Amaral Peixoto está deserta é um mau cheiro insuportável a insegurança predomina aonde estão as autoridades competentes

    1. Com o evento On line, e a falta de segurança, estacionamentos , onibus e transportes caríssimo, as pessoas estão usufruindo mais do comércio via Internet. Depois da pandemia de covid, o comércio, que já passava por crise econômica, pessoas desempregadas, arroxo salarial, combustíveis inflacionado preços, levou um golpe fatal. Escritórios e outros setores se
      beneficiando do HOME OFFICE, tiraram os transeuntes de circulação…e a tendência é a perpetuação desse sistema em que as empresas economizam instalando seus funcionários em casa, auxílios como transporte, alimentação, deixaram de entrar na folha de pagamento…além de essas próprias empresas também terem aderido ao E. COMMERCE, levando desinteresse aos colaboradores.

    2. Eu gostava tanto dessa loja, era ótima para se comprar, primeiro foi a Mesbla, agora esta.

      1. Não consegui entender muito bem a carta, mas eu nasci e me criei em niteroi há 71 anos e lojas abrem e fecham há anos. Cinemas mudaram de lugar , 2 lojas se instalaram no lugar de 2 deles. E o mundo segue.

  6. Em uma cidade que implementa coisas sem sentido como expulsar trabalhadores para fazer pracinha no lugar (que futuramente será o playground para a vagabundagem), fechar os olhos para os acampamentos que estão se formando nas proximidades de prédios públicos e nada sendo feito com arrombamentos as lojas, e agressões vinda de drogas, claro que o pouco que as empresas privadas vão fazer é tentar buscar locais com pouca taxa de criminalidade e iptu mais barato. Daqui uns dias o restante das lojas e shoppings estarão abrindo suas portas para vendedores ambulantes, pois os seguranças coitados, nada podem fazer. Niterói precisa de segurança e acima de tudo, ordem.

  7. Esse triste e perigoso aspecto TB existe em outros bairros Icaraí, Ingá etc Os órgãos públicos Prefeitura e PM deveriam dar uma solução prioritariamente, ao invés de obras exóticas e supérfluas Segurança é elementar sem a qual tudo fica inviável ou quase.

  8. Comercio do centro de Niterói morrendo a mingua e a olhos vistos, com as ruas infestadas de cracudos que agora agridem as pessoas a qualquer hora do dia, com paus, garrafas e facas o Niterói Presente desapareceu das ruas, e a Prefeitura preocupada em implantar bicicletas, triste fim do comércio de Niterói, pagadores de impostos.

    1. A lei do retorno existe. Niterói só está pagando pelo que fez na pandemia com a lei da discriminação com pessoas dos outros municípios e outros casos anteriores como do supermercado Guanabara. Eu quero que Niterói se …

    2. NITEROI VIROU CIDADE FANTASMA, CHEIA DE LUXO, IMPOSTOS CARISSIMOS E NAO TEM UM BOM PREFEITO E POLITICOS EM GERAL QUE OLHE POR ISSO, CIDADE VERGONHOSA, RUAS SUJAS, ESCURAS E CHEIAS DE MORADORES DE RUA. PREFEITURA TOMA VERGONHA E LIMPA ESSA CIDADE DE AOS MORADORES UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR.

Comments are closed.