Mais um arrombamento na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (18), aumenta a preocupação dos síndicos de prédios situados na principal avenida da cidade. A loja Kauffman, de roupas masculinas, foi assaltada pela terceira vez nos últimos cinco meses. Fica no Edifício Working Center, na esquina com a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro.
Os síndicos atribuem o arrombamento a moradores de rua e cracudos que ocupam as calçadas da Amaral Peixoto e a Praça da República. Eles dão como indício dessa suspeita o fato de os ladrões terem deixado na loja um cobertor do tipo “peleja” e uma colher igual a das quentinhas que são distribuídas com refeição para os moradores de rua. Estavam junto de um alicate de pressão e de um pé de cabra largados na fuga quando começou a soar o alarme da loja.
LEIA: Depois das calçadas ocupadas, Centro de Niterói tem escritórios assaltados
A portinhola da porta de ferro teve o cadeado estourado, assim como outros cinco ferrolhos foram arrombados. Levaram o dinheiro que havia no caixa da loja e duas bolsas cheias de roupas. Na fuga, uma terceira bolsa foi abandonada, assim como as ferramentas.
Quando o alarme da Kauffman soou, o porteiro do prédio vizinho avisou a polícia. Mas quando uma viatura do 12° Batalhão de Polícia Militar chegou ao local, os ladrões já tinham fugido.
Moradores e lojistas do Centro de Niterói não aguentam mais tanto descaso da prefeitura. O prefeito Axel Grael não está nem no município. Viajou para Bordeaux, na França, aonde teria ido para participar de um seminário sobre “serviços digitais e direitos humanos”.
Síndicos da Amaral Peixoto e ruas vizinhas já marcaram uma reunião para o dia 25/10, às 18h, no auditório do Tower 2000, bem ao lado da sede da prefeitura, na Rua Visconde de Sepetiba. Pretendem criar uma associação para cobrar das autoridades uma solução para a calamidade social e de segurança que a cidade está sofrendo.
Hoje está muito fácil se estabelecer morando nas calçadas da Amaral Peixoto e arredores. De manhã é servido o café, no almoço é só pagar 1 real, a noite tem janta. Acredito que muito desses moradores de rua realmente precisam de assistência para conseguirem sair dessa situação e voltar a ter dignidade com suas famílias. Mas boa parte já é por comodidade ou por interesse, no caso desses ladrões. Cabe a prefeitura agir rápido para conter esse crescimento desordenado.
Comodidade??? Viver nas ruas não deve ser por comodidade. É fácil dizer isso quando se tem um teto e roupas quentinhos.
Vergonha e tristeza passar pelo centro de Niterói e ver esquinas, calçadas e praças tomadas por cracudos e moradores de rua sem nenhuma ação de ordem pública sendo feita. A saída do túnel de São Francisco para a Roberto Silveira é mais uma prova dessa inerte gestão municipal. Por acaso acessei ontem o acesso da Fagundes Varela rumo ao estacionamento do Niterói Shopping e constatei a bagunça e insegurança de se utilizar aquela via, seja pela sujeira, estacionamentos indevidos ao longo da via e péssimo estado da rua como um todo. Vergonhoso ver aquela situação em uma área tão visível ao gestor (?) municipal e de seu pessoal. Triste.
O estimado prefeito já deve tá no quinto passaporte de tantas viagens e países visitados. Acho que ele vai lançar um canal no Youtube sobre viagens… Prefeito dos Ares ! Prefeito Nômade Digital ! Se deixar ele sozinho no Fosenca nem sabe chegar no Centro.
Será que quando criança ele tinha o sonho de ser aviador ? Nunca é tarde para realizar um sonho né Grael.
Devemos agradecer ao ministro Alexandre de Moraes, ministra Rosa Weber, e os ministros Cristiano Zanini, Dias Toffoli, Nunes Marques e Cármen Lúcia, ao deputado Guilherme Boulos do Psol, que proibiram a remoção dos sem teto das ruas das cidades brasileiras.
Quanto ao povo e aos comerciantes que pagam impostos, que se danem.
A prefeitura claramente está protelando um problema que, até um ou dois anos atrás, era só de assistência social para transformá-lo em segurança pública.
O SatanAxel foi pra Bordeaux pra ver mobilidade urbana e quando voltar pra Niterói, irá colocar um sinal de trânsito em cada esquina da cidade junto com uma ciclovia que absolutamente ninguém usa. O niteroiense merece tudo de ruim que se tornou essa cidade.
Enquanto os moradores de rua ocupam a cidade, os cidadãos e os empresários pagadores dos altos impostos cobrados pela Prefeitura Municipal de Niterói têm que conviver com a falta de segurança e sujeira no seu dia a dia!
Eu vejo esse prefeito como um turista vem para Niterói dorme, come e sai para passear. Não faz nada descente para Niterói, mexe em uma praça ali outra lá como se vivêssemos de praça, cadê a segurança de quem paga imposto, as lojas estão fechando por falta de segurança e impostos caros que pagam , não vejo a hora desse cara ir embora, mas atenção não podemos colocar no lugar dele o camarada .
Mas estâncias superiores não permitem remover esses cracudo.
.. Duvido que se estivessem na porta dos condomínios de luxo o de moram autoridades, eles seriam “enxotados” e não removidos.