A sua história está enraizada de corpo e alma na instituição filantrópica de Pendotiba. Depois de assumir a presidência da Pestalozzi em 1963, transformou a escola especial de 17 alunos em um grande Centro de Cidadania, com serviços nas áreas de saúde, educação e reabilitação para as pessoas com deficiência intelectual.
Em 1980 criou a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff, com cursos de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, incluindo mais tarde os cursos de odontologia e artes visuais.
Fundou e assumiu o comando da Federação Nacional de Sociedades Pestalozzi em 1966 com nove instituições. Em 1994 o total de filiadas chegava a 200 em todo o Brasil.
Moça ainda, veio de Rio Bonito para a ex-capital fluminense. Queria estudar medicina, mas o pai, o médico e deputado Luiz Guarino, dizia que a profissão não era para mulheres e ela acabou se formando advogada pela Faculdade de Direito da UFF.
Bonita, inteligente e cativante, em pouco tempo, abria as portas de todos os gabinetes defendendo a sua importante luta em favor das pessoas com deficiência, o que fez até a hora de ficar doente.
Casada com o professor de Direito Camilo Guerreiro, teve uma vida social e política intensa, e foi mãe de três filhos, Camilo, Luiz José e Liza Maria.
É o tipo da mulher que faz falta para levantar bandeiras pela inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…