A sua história está enraizada de corpo e alma na instituição filantrópica de Pendotiba. Depois de assumir a presidência da Pestalozzi em 1963, transformou a escola especial de 17 alunos em um grande Centro de Cidadania, com serviços nas áreas de saúde, educação e reabilitação para as pessoas com deficiência intelectual.
Em 1980 criou a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff, com cursos de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, incluindo mais tarde os cursos de odontologia e artes visuais.
Fundou e assumiu o comando da Federação Nacional de Sociedades Pestalozzi em 1966 com nove instituições. Em 1994 o total de filiadas chegava a 200 em todo o Brasil.
Moça ainda, veio de Rio Bonito para a ex-capital fluminense. Queria estudar medicina, mas o pai, o médico e deputado Luiz Guarino, dizia que a profissão não era para mulheres e ela acabou se formando advogada pela Faculdade de Direito da UFF.
Bonita, inteligente e cativante, em pouco tempo, abria as portas de todos os gabinetes defendendo a sua importante luta em favor das pessoas com deficiência, o que fez até a hora de ficar doente.
Casada com o professor de Direito Camilo Guerreiro, teve uma vida social e política intensa, e foi mãe de três filhos, Camilo, Luiz José e Liza Maria.
É o tipo da mulher que faz falta para levantar bandeiras pela inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…
Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…
A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…
Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…
Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…