Publicidade
Notícias

Lei cria parceiros da beleza

Publicidade

O trabalho de cabeleireiros, manicures, maquiadores e depiladores em parceria com salões de beleza será analisado segunda-feira (12/06), às 9h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, por representantes dos sindicatos patronal e de empregados da categoria. Pela Lei federal 13.352, em vigor desde janeiro, os profissionais poderão assinar contratos de parceria com os empresários, acordando a cota-parte de cada um na receita e na despesa do negócio.

Segundo o presidente da CDL, Fabiano Gonçalves, em Niterói há cerca de três mil empresas no segmento de beleza. Pela lei, profissionais parceiros dos salões de beleza deverão estar qualificados pelas regras do Simples Nacional como pequenos empresários, microempresários ou microempreendedores individuais, conforme o volume de faturamento anual de cada um.  

O salão-parceiro será responsável pela centralização dos pagamentos e recebimentos decorrentes da prestação de serviços realizada pelo profissional-parceiro, retendo sua cota percentual fixada no contrato de parceria, bem como dos valores de recolhimento de tributos e contribuições sociais e previdenciárias devidos pelo profissional-parceiro incidentes sobre a cota-parte que a este couber na parceria. 

O salão poderá cobrar pelo uso de seus bens móveis e de utensílios para o desempenho das atividades de serviços de beleza e/ou a título de serviços de gestão, de apoio administrativo, de escritório, de cobrança e de recebimentos de valores transitórios recebidos de clientes das atividades de serviços de beleza, e a cota-parte destinada ao profissional-parceiro ocorrerá a título de atividades de prestação de serviços de beleza.  

A cota-parte destinada ao profissional-parceiro não será considerada para o cômputo da receita bruta do salão-parceiro ainda que adotado sistema de emissão de nota fiscal unificada ao consumidor. 

 

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

5 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade