Os 11 quiosques instalados no calçadão da praia de Icaraí terão que ser removidos pela Prefeitura de Niterói, por determinação judicial. A decisão, que já transitou em julgado, determina a retirada imediata dos estabelecimentos. Em 2021, o Ministério Público Federal (MPF) iniciou a ação contra o município argumentando que os quiosques não têm autorização formal nem atendem aos parâmetros exigidos pela Superintendência e Patrimônio da União (SPU).
A decisão judicial estabeleceu uma multa de R$ 5 mil diários em caso de descumprimento pela prefeitura. O processo corre na 1ª Vara Federal de Niterói. No entanto, os quiosques ainda não foram retirados devido a um agravo de instrumento apresentado pela Procuradoria Geral do Município ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que está para ser julgado.
Não é de hoje que os contribuintes de Niterói, que pagam um dos IPTUs mais caros do país, reclamam da falta de padronização dos quiosques da praia de Icaraí, assim como da falta de higiene verificada em alguns. “São uma vergonha. Imundos, sem água, sem estrutura. Deviam ser derrubados com urgência. Caminho pela praia de Icaraí e sinto vergonha. Nossa cidade precisa de estrutura e estética. Pagamos um IPTU que poderia, claramente, ser mais bem utilizado”, escreveu uma leitora da Coluna.
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…
O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…
Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…
Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…