Publicidade
Notícias

Juizado resolve pendenga com prefeituras

Publicidade

As juízas Simone Ramalho Novaes e Leticia Michelli descerram a placa inaugurando os Juizados Fazendários no Forum de Pendotiba / Foto: Ulisses Franceschi

Criado há mais de uma década, mas instalado somente nesta quarta (13/12) em Niterói, o Juizado Especial Fazendário vai atender todas as demandas de contribuintes de Niterói e de municípios vizinhos relacionadas à cobrança de impostos estaduais e municipais, multas de trânsito e outras. O autor de ação até o valor de 40 salários mínimos (R$ 37.480,00) não terá que pagar taxas judiciais.

Segundo o advogado tributarista Vargas Vila, “esses juizados foram criados por lei há mais de 12 anos, “mas não foram instalados por pressão dos municípios, porque para eles não é interessante que o contribuinte possa discutir multas de trânsito, IPTU, ISS  cobrados indevidamente”.

— Sem o Juizado Fazendário, uma ação contra a prefeitura custaria R$ 4 mil e demoraria anos para ser resolvida. Agora, além de não exigir custas, no Juizado Especial a decisão é mais rápida – diz Vargas Vila.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio,  desembargador Milton Fernandes de Souza, inaugurou logo dois desses juizados , o 4° e o 5°, instalados no Fórum de Pendotiba. A juíza Leticia D´Aiuto de Moraes Ferreira Michelli foi designada para atuar em exercício nos dois juizados que vai abranger os municípios de Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

— Isso pode complicar porque o volume de ações será muito grande, o que vai retardar para ficar com um só juiz – afirma Vargas Vila.

Há muito tempo, advogados liderados por Vargas Vila vinham lutando pela instalação do Juizado Especial Fazendário em Niterói. Formaram uma comissão especial da Câmara de Vereadores para reivindicar a providência ao Tribunal de Justiça, Vargas Vila, Gustavo Fuscaldo e Lidmar Rabelo, representando a OAB Niterói, e o vereador Daniel Marques.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

2 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

3 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

1 semana ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago

Niteroiense encontrada sem vida na Indonésia; família aponta falhas graves no resgate

Juliana só foi resgatada, já sem vida, 86 horas depois de sofrer a queda no…

2 semanas ago
Publicidade