Publicidade
Notícias

Juíza determina imediata volta às aulas presenciais em todas as escolas de Niterói

Publicidade

Fechadas desde março, creches e escolas devem reabrir em Niterói, decide juíza

Deve ser imediata a volta às aulas presenciais para todas as crianças e adolescentes das redes pública e privada de Niterói. É o que decidiu hoje (23/11)  a juíza Rhohemara dos Santos Carvalho Arce Marques, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. Entende que o acesso à escola é um direito constitucional e deve ser priorizado pela prefeitura, observados os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Covid-19.

Na ação proposta pelo Ministério Público estadual, a magistrada fixou o prazo de dez dias para que a prefeitura de Niterói faça as adequações necessárias para o retorno presencial de modo seguro, observados os protocolos de segurança e sanitários preventivos. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 50 mil.

Fica ressalvado que os estabelecimentos de ensino que já estiverem em condições de retornar às aulas presenciais, com observância dos protocolos, podem fazê-lo, antes do prazo dez dias.

Direito constitucional à educação

Na semana passada, creches e escolas particulares de Niterói já tinham reivindicado ao prefeito Rodrigo Neves a reabertura dos estabelecimentos. Reconheceram os diretores que “o isolamento social ainda é a melhor maneira de preservar a vida”, mas ressaltam que as escolas têm como “oferecer seu serviço de atendimento às crianças de modo flexível e responsável, com um número reduzido de pessoas”.

Para a juíza Rhohemara dos Santos, “não é justificável e, muito menos, concebível que o município caminhe para uma normalização das atividades, essenciais ou não, com a abertura de diversos setores da sociedade, como comércio, shoppings, restaurantes, bares, academias e, no entanto, não viabilize a retomada do ensino presencial nas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, ressaltando-se que as Escolas de Ensino Médio já retomaram as suas atividades e, certamente, não contribuíram para o aumento do contágio na cidade, como esclareceu a Sra. Secretária Municipal de Saúde de Niterói (Camila Franco) na reunião realizada em 11/11/2020, com o Ministério Público”, comentou a juíza em sua decisão, sobre a qual ainda cabe recurso da prefeitura de Niterói.

“No atual momento, deve ser garantida a retomada das aulas presenciais para todas as crianças e adolescentes da rede pública e privada do Município de Niterói, com o escopo de assegurar-lhes o Direito precípuo de educação, observando-se as medidas básicas e necessárias à contenção da epidemia”, concluiu a juíza.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

3 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

3 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade