O niteroiense Alexandre Chini Neto, juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, acaba de ser eleito presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), para mandato de um ano. Criado em 1997, o Fonaje tem como objetivo integrar magistrados atuantes no sistema de juizados especiais estaduais para aprimorar a prestação dos serviços judiciários e auxiliar na padronização dos procedimentos adotados no território nacional.
Atualmente, Alexandre Chini exerce a função de juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, comemorou a escolha do novo presidente do Fonaje: “Com toda a sua experiência e o seu conhecimento, tenho a certeza de que o juiz Alexandre Chini levará uma grande contribuição para o aprimoramento dos serviços do sistema de juizados especiais”, declarou Martins.
Na votação, também foram eleitos os juízes Johnny Gustavo Clemes e Guilherme Ribeiro Baldan, ambos do Tribunal de Justiça de Rondônia, para vice-presidente e secretário-geral da entidade, respectivamente.
Titular do 1º Juizado Especial Cível de Niterói (RJ), Alexandre Chini atuou como vice-presidente e secretário-geral do Fonaje na gestão anterior. Foi juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e, em outubro, tornou-se o primeiro juiz brasileiro eleito para um cargo na Cúpula Judicial Ibero-Americana.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…