New here? Register. ×
×

Juiz niteroiense Alexandre Chini presidirá Fórum Nacional de Juizados Especiais

Escrito por Gilson Monteiro às 16:11 do dia 30 de novembro de 2021
Sobre: Experiência comprovada
  • Alexandre Chini e Humberto Martins
30nov
Alexandre Chini e Humberto Martins

Ministro Humberto Martins com o juiz Alexandre Chini, presidente eleito do Fonaje. | Foto: Lucas Pricken / STJ

O niteroiense Alexandre Chini Neto, juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, acaba de ser eleito presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), para mandato de um ano. Criado em 1997, o Fonaje tem como objetivo integrar magistrados atuantes no sistema de juizados especiais estaduais para aprimorar a prestação dos serviços judiciários e auxiliar na padronização dos procedimentos adotados no território nacional.​​​​​​​​​

Atualmente, Alexandre Chini exerce a função de juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, comemorou a escolha do novo presidente do Fonaje: “Com toda a sua experiência e o seu conhecimento, tenho a certeza de que o juiz Alexandre Chini levará uma grande contribuição para o aprimoramento dos serviços do sistema de juizados especiais”, declarou Martins.

Na votação, também foram eleitos os juízes Johnny Gustavo Clemes e Guilherme Ribeiro Baldan, ambos do Tribunal de Justiça de Rondônia, para vice-presidente e secretário-geral da entidade, respectivamente.

Titular do 1º Juizado Especial Cível de Niterói (RJ), Alexandre Chini atuou como vice-presidente e secretário-geral do Fonaje na gestão anterior. Foi juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e, em outubro, tornou-se o primeiro juiz brasileiro eleito para um cargo na Cúpula Judicial Ibero-Americana.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|