
O renomado cantor da MPB, José Tobias, celebrou na quinta-feira (06) seu 98º aniversário e anunciou a realização de três shows ao longo deste ano, iniciando as comemorações de seu centenário, que ocorrerá em 2027. Mesmo com a idade avançada, Tobias continua firme e forte, sendo um verdadeiro fenômeno da natureza.
O cantor com mais tempo de palco do país, planeja três grandes shows, que acontecerão no Teatro Municipal de Niterói, Teatro de Maricá e Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Para essas merecidas celebrações, Tobias contará com a participação de três ícones da música brasileira: Altay Veloso, Paulo César Feital e Rubinho Jacob.
Altay Veloso é cantor, compositor e instrumentalista, com inúmeros hits gravados por artistas como Elba Ramalho, Wando e Roberto Carlos, além de trilhas de novelas da TV Globo.
Paulo César Feital é cantor e compositor de sucessos interpretados por vozes como Alcione, Beth Carvalho, Milton Nascimento, Nana Caymmi e Emílio Santiago, sendo um dos autores de “Saigon”. Rubinho Jacob, instrumentista, cantor e compositor, viveu na Europa por 20 anos, apresentando-se em palcos renomados como o Blue Note de Milão e o Olympia de Paris. Após gravar um álbum na Itália, retornou ao Brasil e passou a tocar com artistas conterrâneos de sucesso.
Os shows terão um formato de bate-papo, intercalando sucessos de nomes consagrados da música, e contarão histórias que remontam aos tempos em que Tobias era jogador de futebol, nos anos 40, até os dias atuais.
A carreira artística de Tobias teve início quando ele jogava profissionalmente no time principal do Santa Cruz do Recife e chamou a atenção do locutor esportivo Ubirajara Mendes. Encantado pela voz forte e afinada do jovem que costumava cantar no vestiário, Mendes levou Tobias para se apresentar na Rádio Jornal do Commercio, de Pernambuco. O sucesso imediato no microfone marcou o fim de sua carreira futebolística e o início de uma longa jornada de sucesso mundial.
Desde 1949, quando chegou ao Rio de Janeiro acompanhado de Sivuca, Tobias assinou contratos com rádios de grande audiência como a Nacional, a Tupi e, posteriormente, a Record de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, Tobias conquistou a amizade de muitos ícones, como Silvio Caldas, Ataulfo Alves, Orestes Barbosa e Capiba, além dos craques Pelé, Nilton Santos e Zizinho, que o trouxe para morar em Niterói.
Atualmente, residente em Itaipuaçu, com mais de 70 anos de trajetória artística, esse pernambucano que viveu grande parte da vida em Niterói escolheu o sossego do distrito de Maricá para viver. Por isso, é certo que será aplaudido de pé por essas três cidades, Maricá, Niterói e Rio, onde sempre trouxe alegria ao seu povo. Estamos juntos.
Tobias nos encanta com sua voz maravilhosa. vê-lo cantar aos 98 anos será um privilégio inesquecível. Parabéns Vozeirão.
Maravilha! Informações, como sempre, claras e completas, marcas do grande Gilson Monteiro!