O jornal O São Gonçalo, um dos mais antigos do Estado do Rio de Janeiro em circulação há 88 anos, anunciará aos seus leitores amanhã (24/07) que a partir de 11 de agosto será um semanário. As edições diárias seguirão até 4 de agosto. A empresa vai continuar mantendo atualizado o conteúdo de seu site.
Os custos crescentes do papel e da impressão agravados pela crise econômica que afasta patrocinadores das páginas dos jornais impressos, bem como o cada vez maior interesse dos leitores pela notícia imediata e online, têm feito as empresas jornalísticas investir mais em suas plataformas digitais, como O São Gonçalo vai fazer a partir de agosto, disse Walace Salgado de Oliveira, diretor do jornal.
Com a decisão, o município de São Gonçalo, um dos mais populosos do Estado, com cerca de 1,2 milhão de habitantes, deixará de contar com seu jornal diário, fundado em 1931 pelo jornalista Belarmino de Mattos que também ajudou a criar diversas instituições, como ligas esportivas e hospitais. No primeiro número de O São Gonçalo, o fundador escreveu que queria dotar a cidade de “uma grande voz que falasse ao povo do município, aos nossos vizinhos do Brasil inteiro”, e desejava que o jornal fosse “uma árvore imortal, árvore da inteligência, da vontade popular e das aspirações públicas”.
O comunicado que a direção de O São Gonçalo publicará em sua edição de quarta-feira vai informar que as edições dominicais terão mais páginas de conteúdo e tratará com mais profundidade os assuntos da semana.
Muito triste o fim de O São Gonçalo diário. Eu tive a honra de iniciar minha carreira de jornalista na redação do então irriquieto jornal, ao lado de profissionais que muito me ensinaram. Em meio a tantas notícias ruins, essa é de lascar.