Isenção de impostos até 2018; garantia de acesso às lojas durante a construção da Transoceânica e que ela esteja concluída na Estrada Francisco da Cruz Nunes até o dia 1° de novembro são as principais reivindicações feitas em abaixo assinado ao prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para minimizar o impacto da obra interminável que agora chega em frente aos principais shoppings da Região Oceânica.
Comerciantes e profissionais liberais querem, ainda, que a prefeitura realize essa obra sem parar de manhã à noite para que fique logo pronta. Temem vir a sofrer ainda mais prejuízos quando se aproximar as vendas de Natal. Reclamam que as áreas de estacionamento foram reduzidas em cerca de 70% para os clientes com o fim da via auxiliar.
A obra milionária, no entanto, já recebeu sete aditivos passando seu custo inicial de R$ 310 milhões para R$ 420 milhões e alterando o prazo de conclusão para novembro de 2018. O comércio lojista vem sofrendo prejuízos e já prevê que sem as providências requeridas à prefeitura, a partir deste mês de julho, quando a obra começou a ser executada no ponto mais crítico da Francisco da Cruz Nunes, onde estão situada a maior parte dos shoppings da região.
Em outros trechos por onde a obra passou, as vendas caíram cerca de 75%. Em fevereiro de 2016, o prefeito Rodrigo Neves paralisou a obra que prometida maravilhas para a Rua Moreira César, em Icaraí, depois que a movimentação de operários e máquinas no primeiro trecho do projeto (entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo) causou transtornos enormes a moradores e comerciantes, que viram as vendas despencarem às vésperas do Natal de 2015.