Um dos ícones da Educação em Niterói, Silvino José Fritzen, o conhecido irmão Amadeu, faria nesta segunda-feira (01/11) 101 anos, mas continua esquecido pelo poder municipal da cidade que tanto amava, desde quando chegou do Rio Grande do Sul, na década de 50, para dirigir o Instituto Abel. Foi graças ao seu dinamismo e idealismo que os lassalistas conseguiram do governador Amaral Peixoto a doação de uma quadra inteira de terreno bem localizada na Avenida Roberto Silveira.
Conhecido pelo seu jeito especial de tratar os alunos, irmão Amadeu dirigiu o Abel por 58 anos. Ele se preocupava até em entregar pessoalmente os boletins aos alunos que tiravam as melhores notas. Na hora do recreio, procurava conversar com eles. Foi responsável pela formação de mais de 40 mil jovens.
Personalidade ilustre de Niterói, comparecia a todos os eventos com a sua figura carismática e tranquila levando sempre uma palavra de paz e esperança. Pode ter certeza, irmão Amadeu, sua figura continua viva na memória e no coração de todos os que tiveram o privilégio de sua convivência.
Minha rua onde moro a 38 anos em Itaipu, já mudou de nome 4 vezes de tão insignificantes eram para Niterói seus personagens, sempre fruto de interesses escusos de nossos vereadores, que não reconhecem, talvez pela suas baixa cultura , aqueles que realmente contribuíram com nossa cidade !!!!
Em tempo, sobre minha rua :
Avenida 1 , depois Batizaram de Avenida Bahia ? , depois Rua José Lopes ? e por fim (até quando não sei) Rua Jornalista Augusto Vieira Jacques !!!!
Mudar nome de rua tradicional para nome de ator Global, mudam sem cerimônia.