A Imperial Irmandade de São Vicente de Paulo comemora nesta quinta-feira (27/06) seus 165 anos de fundação completados no último dia 24/06. Às 18h, a data será comemorada em celebração eucarística na capela da irmandade, com a presença do presidente da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, e da irmã visitadora das Filhas de Caridade da Província do Rio de Janeiro.
Quem passa pelo prédio da Rua Miguel de Frias 123, em Icaraí, talvez desconheça a sua história. Foi em 24 de junho de 1854, na Imperial Cidade de Niterói, que, na presença e sob o amparo do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Teresa Cristina, foi fundada a Irmandade de São Vicente de Paulo- uma instituição católica voltada para a caridade. Inicialmente, instalada no Largo da Memória, atual Praça do Rink, no Centro, foi em 1865 transferida para a Rua da Constituição, atual Rua Miguel de Frias, em Icaraí.
A primeira instituição integrante do conglomerado filantrópico da Associação da Irmandade de São Vicente de Paulo foi o Asilo Santa Leopoldina, obra pela qual o imperador tinha enorme carinho, o que o levou, por sugestão do Barão de São Gonçalo, a conceder à Irmandade o domínio de uma área de terras localizadas em Icaraí. Instituiu-se, assim, o aforamento destas terras, garantindo a sustentação inicial desta Instituição que, imediatamente, asilou grande número das filhas dos soldados que lutaram e morreram na Guerra do Paraguai.
Para suprir as necessidades das asiladas e preocupado com a formação e a necessidade de afeto das meninas internas, D. Pedro II solicitou à Irmã responsável pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, na França , que enviasse Irmãs para que, atuando como anjos da guarda, protegessem, educassem e dessem maior qualidade à obra pela qual ele tinha enorme apreço.
Foi em 1874 que, atentas aos apelos de Deus, impelidas pela caridade e sensíveis à realidade da nossa cidade de Niterói, junto à Provedoria, as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo dedicaram-se a promover a dignidade , servindo com amor e respeito às pessoas em situação de vulnerabilidade, deixando a marca forte do carisma vicentino em Niterói.
Em 1950, a Irmã Zoé Ramalho, superiora na época, apoiada pelo então provedor Levi Carneiro, teve a ideia de fundar um colégio só para moças, nos padrões europeus e assim nasceu o Colégio São Vicente de Paulo, que hoje se projeta como um dos melhores colégios católicos da cidade.
O atual e 15º Provedor da Irmandade é Paulo Roberto Sad da Silva, que tem se empenhado para que a Instituição se modernize sem perder sua essência e tradição.
Eu já amava essa escola, agora mais ainda. Uma das melhores experiências da minha vida, somente boas lembranças. Gratidão.
Tive a honra e sorte de estudar no Colégio São Vicente… Quantas memórias maravilhosas, que saudade! Melhor época da minha vida.
Parabéns! 👏🙏
Ingressei no S Vicente em 1952 e tenho muitas lembranças dessa bela época! A superiora, era a irmã Zoe Ramalho e algumas irmãs também eram professoras como Helena, Madalena …Sai em 2957. Saudades!!!! Parabéns a todos pela bela data!!!🎁🙌🎂
Parabéns pelos165 anos ao Colégio São Francisco de Paulo, que muito fez e faz pela Educação e Caridade em nossa cidade.