É difícil mensurar os prejuízos causados pelas chuvas, pelo descaso, incompetência e falta de vontade da atual administração de ter um serviço eficiente para limpar e desobstruir constantemente os rios, córregos e bueiros em toda a cidade. Pedir o planejamento de um novo sistema de drenagem e de coleta de lixo feita por dutos subterrâneos, como existe em Barcelona, seria muito.
O resultado, é que com qualquer chuva a cidade para. Não precisa ser temporal como o de segunda-feira (10/02). Basta o tal índice pluviométrico ser um pouco mais elevado que o trânsito fica caótico. O niteroiense, apesar de pagar um dos mais altos IPTUs do país, fica ilhado. Ao mesmo tempo vê os petrodólares que o município recebe serem gastos em marketing do prefeito Rodrigo Neves.
Em Itacoatiara, que a Prefeitura trata como área nobre para cobrar o IPTU nas alturas, seus moradores, como os de outros bairros menos famosos, ficam impedidos de sair ou entrar em suas casas nos dias de chuva. Um rio mal canalizado na entrada do bairro transborda e interdita o bairro.
Na noite de segunda (10/02) um morador que, por necessidade, precisava sair de Itacoatiara, teve seu BMW 2016 afogado por uma onda que um ônibus vindo em sentido contrário formou. A água cobriu o motor, enguiçando o carro. O motorista ficou até a madrugada à espera de reboque, pois as ruas alagadas em Niterói causaram maior demanda ao serviço de socorro.
Isso tem acontecido com frequência na entrada de Itacoatiara. Motoristas se arriscam a passar pelo bolsão, pensando que o nível da água dá passagem para veículos baixos. O prejuízo tem sido grande.
Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…
Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…
A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…
Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…
Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…
Carnês do IPTU/2026 de Niterói vão ser distribuídos pela internet aos contribuintes / Ilustração: Betovens…