New here? Register. ×
×

IPTU do Rio subiu menos que o de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 13:16 do dia 27 de dezembro de 2016
Sobre: Sem juros
27dez

vista-do-rioNiterói continua tendo o IPTU mais caro do Brasil. Enquanto o Rio de Janeiro reajustou o imposto em 6,58%, Niterói corrigiu-o em 8,48% e, ainda por cima, inventou a cobrança de juros compensatórios nas cotas mensais, o que, ao contrário da justificativa da Secretaria Municipal de Fazenda, não está previsto nem no Código Tributário Nacional nem no Municipal, majorando em mais 5,5% a despesa de quem apenas puder quitar o carnê em 12 vezes.

O município do Rio, parcelou o IPTU de 2017 em dez vezes, sem nenhum acréscimo para o pagamento no calendário previsto. E mais: os contribuintes com cotas de IPTU de 2016  vencidas podem evitar que o valor da dívida seja corrigido pela inflação, desde que realizem o pagamento do débito ainda neste ano, até o último dia do expediente bancário deste ano.

Enquanto isso, a Dívida Ativa de Niterói cobra juros exorbitantes daqueles contribuintes que não puderam quitar o IPTU em dia.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “IPTU do Rio subiu menos que o de Niterói

Comments are closed.