New here? Register. ×
×

Inspiração luso-brasileira

Escrito por Gilson Monteiro às 10:01 do dia 24 de março de 2017
Sobre: Saiu do forno
  • Gentil Moreira de Souza
24mar

Ele tinha 21 anos quando chegou ao Brasil, para ser alfaiate, profissão que herdou do pai em Portugal. Gentil Moreira de Souza, às vésperas de completar 88 anos, vai lançar o livro de poesias “Tudo está vivo”, na próxima quinta-feira (30/03), no Empório Beira Mar, às 18h.

Sua história de vida também merece um livro. Ele desembarcou no Porto do Rio, em 11 de maio de 1951, vindo morar em Niterói, onde logo arrumou emprego na Alfaiataria Rabinovici. Descobriu pouco tempo depois, que sua vocação era outra. Aí foi trabalhar como vendedor de vinhos e conservas, onde começou a demonstrar o seu tino comercial, adquirindo mais tarde a Padaria Quaresma, na Rua Lemos Cunha.

Gostou do cheirinho do pão e não largou nunca mais. Comprou a Padaria Santo Antônio, no Centro, e mais tarde, em 1975, a Confeitaria Beira Mar, na Moreira Cesar, Icaraí, selecionada anualmente entre as Dez Melhores do Brasil. Ele vai à empresa diariamente, mas quem está à frente hoje, é a filha Maria Célia e a neta Paula, que comandam 300 empregados nas mais diversas funções para que saia do forno um produto de excelente qualidade.

Comendador da Ordem do Mérito de Portugal, outorgado pelo presidente da República Cavaco Silva, vai comemorar seu aniversário dia 20 de junho, em sua terra natal, Arouca, no norte do país, próximo à cidade do Porto, onde também fará o lançamento do livro pela Editora Muiraquitã .⁠⁠⁠⁠

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|