O Teatro Abel, inaugurado em 1986, tem 500 lugares e seu quadro de pessoal é formado por dois bilheteiros, um técnico de luz e som, um porteiro e um faxineiro. Segundo a Rede La Salle, ela rescindiu o contrato com uma empresa que intermediava as locações, passando ela própria a cuidar do aluguel do espaço “por um preço condizente com os custos operacionais de uso do teatro”.
Os produtores teatrais, por sua vez, dizem que já têm grandes despesas com o pagamento de direitos autorais ao Ecad e à Sbat; com a locação de equipamentos de som e de luz; técnicos e atores, além do custeio de hospedagem, alimentação e transporte de artistas.
Para o segundo semestre, o Teatro Abel tem somente programada uma temporada de balé, acertada com escolas de Niterói desde o ano passado. Até o mês que vem apresentará duas peças infantis (“Aladin” e “O Rei Leão”) e dois espetáculos para adultos (“A vida é uma piada”, com o humorista Nil Agra; e “Sem cerimônia”, com a jornalista Fernanda Gentil).
Inaugurado pelo irmão Amadeu, de saudosa memória, estreando há 33 anos a peça “Fedra”, com Fernanda Montenegro, o Teatro Abel faz parte do circuito teatral do Rio, sendo importante para Niterói pela montagem de grandes produções na cidade. Foi criado visando incentivar o movimento cultural da escola e de Niterói, servindo de palco também para os grandes eventos lassalistas, como formaturas e peças encenadas pelos alunos, além de abrir espaço para outros colégios e faculdades.
O complexo La Salle de Niterói, dirigido hoje pelo irmão Jardelino Menegath, é uma instituição filantrópica, que goza de incentivos fiscais. O terreno que a instituição ocupa na Avenida Roberto Silveira foi doado aos lassalistas em 1955 por Edmundo de Macedo Soares, governador do antigo Estado do Rio de Janeiro, como incentivo à educação e à cultura niteroiense.
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…