Publicidade
Sem categoria

Infarto e AVC tratados com mais precisão

Publicidade

Felipe Ribeiro, Ana Luiza Sales, Rafael Vilanova e Heitor Cruz, da equipe que vai operar o moderno angiógrafo do CHN

O Serviço de Hemodinâmica do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) passou a contar com um moderno equipamento capaz de realizar procedimentos cerebrais e cardíacos simultaneamente. O equipamento Artis Zee Pure é o primeiro a ser utilizado no Estado do Rio pelo CHN. Possui uma ampla gama de configurações e aplicações em 3D com tecnologia de ponta para preencher quaisquer necessidades na radiologia intervencionista.

A aquisição desse angiógrafo e sua instalação em uma segunda sala de hemodinâmica do hospital representam investimentos de mais de R$ 10 milhões. Na inauguração, a diretora Ilsa Felows agradeceu o apoio que tem recebido da Rede Ímpar para fazer do CHN um dos melhores hospitais do Estado, dotado dos mais modernos equipamentos, além de contar com uma equipe médica e técnica de alto nível. Reconheceu a abnegação de todos funcionários que têm se esforçado para que o CHN ofereça um atendimento diferenciado e digno.

Quem sai ganhando com todos esses avanços são os médicos e as equipes técnicas, bem como os pacientes e seus familiares que não precisam mais atravessar a ponte em busca de uma melhor assistência médica.

Carlos Henrique Falcão, coordenador do Serviço de Hemodinâmica do CHN, explica as vantagens da nova tecnologia. “Em procedimentos como angioplastia, embolização e biópsia, por exemplo, a tecnologia de fusão de imagens permite exportar as imagens do exame de tomografia ou ressonância previamente feito para o equipamento de hemodinâmica, através de um software, por meio do qual o médico intervencionista as integra, ao vivo, ao procedimento que será realizado, observando a anatomia e guiando com maior precisão o cateter. Esse equipamento não só reduz a exposição do paciente à radiação utilizada, mas também o uso de contraste”, explica o médico. 

O Serviço de Hemodinâmica é uma estrutura fundamental na identificação e no tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas, em que é possível realizar cateterismo cardíaco; angioplastia coronariana com implante de stent; ultrassonografia intracoronariana; avaliação de reserva de fluxo (FFR); valvoplastia e implantes transcutâneo e transapical de válvulas cardíacas.  

— Contar com profissionais capacitados, equipamento moderno e serviço com duas salas integradas de hemodinâmica torna o CHN um hospital ainda mais seguro para a abordagem das patologias cardiovasculares, fundamentalmente nos casos emergenciais, como infarto e acidente vascular cerebral, em que essa integração assegura o cuidado e a rapidez imprescindíveis para o tratamento adequado — finaliza Falcão.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

40 minutos ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade