Publicidade
Notícias

Antas paulistas repovoam reserva do RJ

Publicidade

O recinto de antas do Zoo de Sorocaba (SP) onde foram criados Marcelino e Bianta

Marcelino e Bianta, nascidos há três anos no zoológico de Sorocaba (SP), vão ser reintroduzidos na natureza, em uma reserva ambiental em Cachoeiras de Macacu (RJ). O casal de antas (Tapirus terrestris) faz parte de um projeto para evitar a extinção dessa espécie na Mata Atlântica.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, a anta é considerada extinta no Estado do Rio. O último registro confiável de uma população de antas foi no Parque Nacional Serra dos Órgãos, em 1914. 

O animal é encontrado na América do Sul e está na lista de espécies vulneráveis à extinção, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza, e consta na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).

Os dois animais vão viver na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), mantida por uma ong ambiental que cuida da conservação da alta bacia do Rio Guapiaçu. Foram criados no recinto de antas do Zoo de Sorocaba e, antes de serem transportadas para o Estado do Rio, foram submetidos a exames para verificar se estavam aptos à reintrodução na mata nativa.

— O Zoo está cumprindo com a sua missão, contribuindo com o revigoramento do material genético das espécies e no processo de reintrodução das antas — disse a bióloga do Zoológico de Sorocaba, Cecília Pessutti.

De acordo com o Inea, a anta tem papel fundamental na natureza. São os maiores mamíferos terrestres do Brasil e têm grande importância na dispersão de sementes. Além disso, por ser um herbívoro generalista, acaba exercendo a função de evitar a predominância de um determinado tipo de vegetação ao podar as mudas das espécies mais abundantes. (com Agencia Brasil)

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Cracudos voltam para saída de túnel por onde passa o prefeito de Niterói

A pracinha da saída do túnel São Francisco-Icaraí voltou a ser ocupada por pessoas que…

1 dia ago

Novo comandante da PM em Niterói promete reprimir motos ilegais e furtos em lojas

Motos irregulares apreendidas pelo 12° BPM no último fim de semana, em Maricá A circulação…

2 dias ago

Olheiros do Palmeiras selecionam em Niterói alunos do Projeto Gerson

Gerson com meninos que aprendem a jogar bola e recebem educação e assistência médica do…

3 dias ago

Mais uma loja é assaltada por moradores de rua em Niterói

Ladrões estilhaçaram a porta de vidro da loja assaltada na Rua Lopes Trovão, em Icaraí…

7 dias ago

Árvores do Museu do Ingá não escapam da motosserra em Niterói

Vídeo mostra o abate de uma das três mangueiras centenárias que havia no terreno do…

7 dias ago

Justiça corta bolsas de ensino pagas a professores de pós da UFF

Decisão judicial afeta 67 cursos de pós-graduação da UFF, com 1.236 alunos inscritos A Justiça…

1 semana ago
Publicidade