Publicidade
Notícias

Idosos ficarão sem ginástica em Niterói; prefeitura deixou de pagar projeto

Publicidade

As aulas do Projeto Gugu, de ginástica para a terceira idade, vão parar em outubro. Regina Bittencourt, que administra o programa, diz que a Prefeitura de Niterói não renovou o convênio nem faz nenhum pagamento há seis meses. Com a pandemia, os exercícios físicos deixaram de ser feitos em praças e praias da cidade, mas os professores passaram a dar aulas através de vídeos compartilhados pela internet.

– Temos aulas gravadas até o dia 8 de outubro. A partir desta data, não mais publicaremos nossas aulas. É com muito pesar que tomo esta decisão, mas não tenho outra escolha – diz Regina Bittencourt, viúva do ortopedista e desportista Carlos Augusto Bittencourt Silva, criador do projeto há 25 anos.

Em seus 40 núcleos formados em Niterói (37 de ginástica dois de dança e um coral), o Projeto Gugu tem 2.500 inscritos. Com o isolamento social para evitar o coronavirus, mas ao mesmo tempo manter a saúde física e mental dos idosos, as aulas de ginástica, alongamento, dança de salão e dança livre, além de participação em Festivais de Corais passaram a ser através da internet.

– Passamos da meta de 1 mil inscritos no Youtube, com cem mil visualizações. Tudo com o objetivo de mantermos nossos idosos saudáveis, para que pudessem superar, da melhor maneira possível, o isolamento decorrente da pandemia. Mas apesar do amor que os professores têm por todos os nossos alunos, não posso mais pedir que continuem. Não acho justo. Todos trabalham por respeito ao projeto, mas também precisam ser reconhecidos e recompensados por isso – afirma Regina.

Desde antes da pandemia, o Projeto Gugu tentava renovar seu convênio com a Prefeitura, mas esta não fez a publicação do Edital de Chamamento Público. “Devido a isso, ficamos sem o direito de receber durante a pandemia, apesar de continuarmos trabalhando online”, diz a coordenadora.

A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei para manter a continuidade do programa para a terceira idade e a Prefeitura exigiu a apresentação de uma série de documentos. “Passaram-se seis meses, desde então, e nada conseguimos receber até agora”, lamenta Regina Bittencourt.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

1 dia ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade