Publicidade
Categories: Notícias

Icaraí perde bares tradicionais

Publicidade

A Zona Sul de Niterói perdeu no fim do ano dois tradicionais botequins de Icaraí. O Fragata’s Beer, que ficava no cruzamento da Moreira César com Pereira da Silva, e o Campeão Drink, na Comendador Queiroz, quase esquina com Rua Moreira César. Viviam cheios, frequentados principalmente por apreciadores de cerveja, que estão ficando cada vez mais sem espaço no bairro. Em Charitas, outro que arriou as portas foi o restaurante Caranguejo, que servia pratos e petiscos de frutos do mar.

No lugar dos bares estão surgindo mais farmácias na cidade. Elas estão ocupando até antigos postos de gasolina em Icaraí, como os da esquina de Gavião Peixoto com Miguel de Frias e o da Roberto Silveira também com Miguel de Frias (em fase de construção).

Segundo o jornalista Emmanuel de Macedo Soares, expert em bares e botequins da cidade, “Icaraí, diferentemente de outros bairros da orla, não tem um boteco na praia, com exceção do Chalé, porque seus moradores não querem ser incomodados com o barulho”.

Vários fatores têm contribuído para o fechamento dos bares de Icaraí: 1 ) lei seca, que faz o pessoal beber perto de casa; 2) florescem novos bares e restaurantes no Jardim Icaraí, que está no coração da Zona Sul, e permite que a eles se chegue a pé ou fazendo uma corrida pequena de táxi; 3) a lei antitabagismo também espantou a freguesia, proibida de fumar até nas varandas abertas; 4) os proprietários não estão aguentando pagar aluguéis caros nem contas de energia inflacionadas pelo uso 24 horas de geladeiras e freezers ligados; 5) IPTU estratosférico; 6) aluguel fora da realidade; 7) e impostos elevados.

– Eu frequentava o Fragata, que como quase todo pé sujo não tinha um banheiro digno, mas já está deixando saudade. Agora, para mim e muitos outros frequentadores não resta alternativa se não encher a sacola com bebida no supermercado e tomar em casa – diz Emmanuel.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

7 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade