
O Hospital Niterói D’Or completa 15 anos de atividade consolidado como uma das principais referências em qualidade assistencial e procedimentos de alta complexidade no Leste Fluminense. Localizada em Icaraí, a unidade se destaca pelo cuidado centrado no paciente, pelo elevado padrão técnico e pelos investimentos contínuos em tecnologia, estrutura e qualificação profissional.
A trajetória do hospital começou como uma clínica de cirurgia plástica e ganhou novo impulso a partir de 2011, quando passou a integrar a Rede D’Or. Desde então, a unidade se transformou em um hospital de grande porte, com atuação abrangente e foco em casos de média e alta complexidade. Os números refletem esse crescimento: somente no último ano, o volume de atendimentos aumentou 40%. Em 2025, o hospital registrou cerca de 20 mil internações, aproximadamente 1 milhão de exames diagnósticos, 10,6 mil cirurgias e 76 mil atendimentos na emergência.
Segundo o diretor geral do Hospital Niterói D’Or, Valter Maluly, manter a excelência alcançada exige investimentos constantes. “Qualidade assistencial é resultado de tecnologia, equipes altamente qualificadas e, principalmente, de um cuidado humanizado, que respeite o paciente e seus familiares”, afirma.
Um dos marcos da história da unidade foi a inauguração de um novo prédio em 2019, com ampliação da emergência e do centro médico. No ano passado, a capacidade instalada voltou a crescer, com aumento de 4,3% nos leitos operacionais e a implantação de uma UTI Pós-Operatória com 10 leitos, fortalecendo o suporte a pacientes cirúrgicos de média e alta complexidade. Atualmente, o hospital conta com 275 leitos operacionais, posicionando-se como o maior da Rede D’Or no estado do Rio de Janeiro.
O parque tecnológico de Diagnóstico por Imagem também foi ampliado, com a incorporação de um novo equipamento de ressonância magnética. Hoje, a unidade realiza mais de 2 mil exames de ressonância por mês e estuda a aquisição de um terceiro aparelho para ampliar ainda mais o acesso da população a exames de alta precisão.
Outro destaque recente foi a retomada dos procedimentos com cirurgia robótica, ampliando a oferta de técnicas minimamente invasivas e elevando o nível de complexidade assistencial. Paralelamente, o hospital vem fortalecendo suas linhas de cuidado de alta complexidade com equipes multidisciplinares altamente especializadas. Entre os avanços, destaca-se a estruturação da linha de cuidado em doenças do esôfago, que tem a expertise de realizar esofagectomias — um dos procedimentos cirúrgicos mais complexos da medicina —, e exames como phmetria e manometria. O hospital também implantou uma unidade especializada em doenças pulmonares, com realização de procedimentos como lobectomias, broncoscopias e exames de espirometria. Também passou a oferecer atendimento especializado em doenças de fígado.
Novo Centro Médico
Com mais de 12 mil atendimentos ambulatoriais por mês, o Hospital Niterói D’Or segue investindo na ampliação do acesso aos seus serviços. Até o fim do ano, está prevista a inauguração de um novo Centro Médico, a cerca de 800 metros do hospital. O espaço contará com 50 novos consultórios, reunindo especialidades pediátricas e adultas, com expectativa de realizar ao menos 15 mil consultas mensais. Nos últimos anos, a unidade também ampliou o atendimento cardiológico e investiu em quartos com serviços de hotelaria diferenciados.
O compromisso com a excelência foi reconhecido internacionalmente em 2024, quando o Niterói D’Or se tornou o primeiro hospital da região a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes selos de qualidade e segurança do mundo. “Do ponto de vista técnico, oferecemos uma medicina de ponta, comparável aos melhores hospitais do mundo, sempre com foco em um cuidado pleno e humanizado. Temos alcançado todos os indicadores de qualidade e satisfação estabelecidos pela Rede”, destaca Maluly.
