Publicidade
Notícias

Hospital contemplado por qualidade no atendimento de casos de AVC

Publicidade

A qualidade do atendimento do Hospital Icaraí, prestado em Niterói a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), foi reconhecida hoje (15/06) como de nível internacional. A qualificação foi distinguida pela Iniciativa Angels, um projeto do laboratório Boehringer Ingelheim que visa qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.

A Iniciativa Angels é uma coordenação internacional de mais de 3.500 centros médicos em cem países que se capacitam em atender pacientes com AVC. O projeto começou a ser implementado no Icaraí em junho de 2020.

 – Conquistamos esse marco com um recurso importante que é a famosa Stroke Bag, que permite guardar medicamentos e materiais específicos para o tratamento do AVC. Com ela temos maior agilidade, num menor tempo e conformidade no processo. A conquista da Stroke Bag é um símbolo entregue pela Iniciativa Angels em reconhecimento ao esforço e entrega de resultados pelo Hospital Icaraí rumo a sua certificação no atendimento de qualidade ao paciente com AVC – diz Guilherme Torezani, gerente médico do protocolo de AVC do Hospital Icaraí.

As equipes de profissionais do Hospital Icaraí envolvidas no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento com seu time de AVC, composto por neurologistas da instituição e com o consultor científico do Angels. Com isso, nesse primeiro ano de implementação, já foi possível intervir e reverter dezenas de AVC, prevenindo sequelas e identificando causas que levariam a outros episódios dessa grave doença.

A Angels ajuda a formatar o processo de implementação e gestão do protocolo para o atendimento mais eficaz do paciente com AVC. Alessandro Romulo, consultor científico da Iniciativa Angels, diz que “a parceria com o Hospital Icaraí foi superprodutiva; vimos que o hospital tem plenas condições de atender os pacientes com AVC com maestria”.

Com o auxílio de múltiplas estratégias, é possível reduzir o tempo “porta – agulha” (diferença de tempo entre o paciente entrar no hospital e receber o tratamento que reverte o AVC) para, no máximo, 60 minutos (prática preconizada pelos protocolos internacionais). O atendimento rápido e eficaz nos casos de AVC é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

3 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

6 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

6 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

3 semanas ago
Publicidade