Publicidade
Notícias

Hospital contemplado por qualidade no atendimento de casos de AVC

Publicidade

A qualidade do atendimento do Hospital Icaraí, prestado em Niterói a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), foi reconhecida hoje (15/06) como de nível internacional. A qualificação foi distinguida pela Iniciativa Angels, um projeto do laboratório Boehringer Ingelheim que visa qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.

A Iniciativa Angels é uma coordenação internacional de mais de 3.500 centros médicos em cem países que se capacitam em atender pacientes com AVC. O projeto começou a ser implementado no Icaraí em junho de 2020.

 – Conquistamos esse marco com um recurso importante que é a famosa Stroke Bag, que permite guardar medicamentos e materiais específicos para o tratamento do AVC. Com ela temos maior agilidade, num menor tempo e conformidade no processo. A conquista da Stroke Bag é um símbolo entregue pela Iniciativa Angels em reconhecimento ao esforço e entrega de resultados pelo Hospital Icaraí rumo a sua certificação no atendimento de qualidade ao paciente com AVC – diz Guilherme Torezani, gerente médico do protocolo de AVC do Hospital Icaraí.

As equipes de profissionais do Hospital Icaraí envolvidas no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento com seu time de AVC, composto por neurologistas da instituição e com o consultor científico do Angels. Com isso, nesse primeiro ano de implementação, já foi possível intervir e reverter dezenas de AVC, prevenindo sequelas e identificando causas que levariam a outros episódios dessa grave doença.

A Angels ajuda a formatar o processo de implementação e gestão do protocolo para o atendimento mais eficaz do paciente com AVC. Alessandro Romulo, consultor científico da Iniciativa Angels, diz que “a parceria com o Hospital Icaraí foi superprodutiva; vimos que o hospital tem plenas condições de atender os pacientes com AVC com maestria”.

Com o auxílio de múltiplas estratégias, é possível reduzir o tempo “porta – agulha” (diferença de tempo entre o paciente entrar no hospital e receber o tratamento que reverte o AVC) para, no máximo, 60 minutos (prática preconizada pelos protocolos internacionais). O atendimento rápido e eficaz nos casos de AVC é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

14 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

1 semana ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade