Publicidade
Notícias

Hospital contemplado por qualidade no atendimento de casos de AVC

Publicidade

A qualidade do atendimento do Hospital Icaraí, prestado em Niterói a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), foi reconhecida hoje (15/06) como de nível internacional. A qualificação foi distinguida pela Iniciativa Angels, um projeto do laboratório Boehringer Ingelheim que visa qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.

A Iniciativa Angels é uma coordenação internacional de mais de 3.500 centros médicos em cem países que se capacitam em atender pacientes com AVC. O projeto começou a ser implementado no Icaraí em junho de 2020.

 – Conquistamos esse marco com um recurso importante que é a famosa Stroke Bag, que permite guardar medicamentos e materiais específicos para o tratamento do AVC. Com ela temos maior agilidade, num menor tempo e conformidade no processo. A conquista da Stroke Bag é um símbolo entregue pela Iniciativa Angels em reconhecimento ao esforço e entrega de resultados pelo Hospital Icaraí rumo a sua certificação no atendimento de qualidade ao paciente com AVC – diz Guilherme Torezani, gerente médico do protocolo de AVC do Hospital Icaraí.

As equipes de profissionais do Hospital Icaraí envolvidas no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento com seu time de AVC, composto por neurologistas da instituição e com o consultor científico do Angels. Com isso, nesse primeiro ano de implementação, já foi possível intervir e reverter dezenas de AVC, prevenindo sequelas e identificando causas que levariam a outros episódios dessa grave doença.

A Angels ajuda a formatar o processo de implementação e gestão do protocolo para o atendimento mais eficaz do paciente com AVC. Alessandro Romulo, consultor científico da Iniciativa Angels, diz que “a parceria com o Hospital Icaraí foi superprodutiva; vimos que o hospital tem plenas condições de atender os pacientes com AVC com maestria”.

Com o auxílio de múltiplas estratégias, é possível reduzir o tempo “porta – agulha” (diferença de tempo entre o paciente entrar no hospital e receber o tratamento que reverte o AVC) para, no máximo, 60 minutos (prática preconizada pelos protocolos internacionais). O atendimento rápido e eficaz nos casos de AVC é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade