Publicidade
Notícias

Há 25 anos, comerciantes portugueses confraternizam jogando palitinho em Icaraí

Publicidade

Chova ou faça sol um grupo de comerciantes portugueses se reúne diariamente há 25 anos para bater papo e jogar palitinho (ou purrinha, para os menos puritanos). Durante a confraternização buscam também saber mais sobre a temperatura das vendas em Niterói.

Quando o encontro começou no Bar Fidalguinhos eram sete. Recentemente perderam o parceiro e amigo Gentil Gomes de Souza. Os amigos jogavam em pé, ao lado do balcão. Agora abrem e fecham às mãos sentados Antônio Gomes Eduardo, Orlando Cerveira, Francisco Carlos, Horácio Ferreira e Adriano Baltazar.

Cada um traz três moedas no bolso. O jogo começa às 11h30m, dura cerca de meia hora e o perdedor paga a pequena despesa de água e cafezinho, na Cafeteria Gourmet, no Shopping 211, da Rua Moreira César.

Não se encontram aos domingos, mas em compensação uma vez por mês almoçam em um restaurante da cidade. A conta é salgada para quem não tiver sorte no jogo.

O papo é variado e a discussão pode ser sobre política, futebol e comércio. Embora fosse uma mesa de vascaínos, o papo dessa sexta-feira (1712) foi se o treinador Jorge de Jesus deveria deixar o Benfica para assumir novamente a equipe do Flamengo? Por unanimidade opinaram que o conterrâneo deve permanecer na terra lusa e não voltar aos campos de futebol brasileiro.

A porrinha ou purrinha  é um jogo em que se usam pedaços de papel, moedas, feijões ou palitos queimados (algo pequeno que possa ficar facilmente escondido dentro da mão). Pode ser jogado com várias pessoas. Cada participante joga com três moedas, tendo de escolher quantas vai deixar na mão para que os demais jogadores adivinhem a quantidade. Ganha aquele que acertar o total de moedas da rodada.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade