Publicidade
Notícias

A Gruta di Capri, a varanda, os garçons e a culinária italiana pioneira em Niterói

Publicidade

Leitor escreve/  Luiz Guilherme E Beranger

Frequentei a Gruta desde jovem e lamento muito essa situação. Lugar agradável e de deliciosa comida. Pizza deliciosa. Molho de tomate incrivelmente delicioso. Lasanha, filé com fritas. A lasanha de tão bem servida dava pra dois. Tudo uma delícia.

A casa tinha uma varanda que com o alargamento da Rua Miguel de Frias foi suprimida na década de 60. Chegaram a pensar que sem a varanda não ia sobreviver. Mas a pizzaria sobreviveu e continuava a ser um point junto com o Petit Paris, que ficava em frente à pracinha próxima.

O Petit Paris lamentavemente já se foi há muito tempo. No Petit Paris o Sérgio Mendes começou a sua brilhante carreira tocando piano e cantando antes de “ganhar” os EUA e o mundo.

A Gruta é o último tradicional restaurante de Niterói que ainda existe. Há tempos temos uma crise no país e muitos estabelecimentos comerciais fecharam as portas. As luvas e aluguéis castigam os proprietários. O restaurante fecha e o imóvel muitas vezes fica fechado por anos.

Falei no início que frequentei porque depois da reforma fui poucas vezes lá. Ficou mais bonito, mais moderno, tinha e tem tudo pra continuar o grande sucesso que sempre foi. Todos eram muito  simpáticos. Antes da reforma tinha o “seu” José, garçom de primeirissima linha que criou escola lá na Gruta. O clente era o rei. Era atendido em tudo que ele queria. Um dos ótimos “alunos” do seu José foi o Carlito. Um já estava idoso e o outro bem jovem aprendendo com o mestre. Carlito também é um ótimo profissional. Outros também se destacaram.

Com a reforma foi implantado um sistema de atendimento mais impessoal, “afastando” um pouco o cliente. O que podia não pode mais. “Pode trazer um pouquinho mais de queijo ralado?” Depois esse tempo passou e o “jogo” ficou mais duro devido ao novo estilo de administração. Os garçons passaram a tratar os clientes de forma mais “profissional”. Pelo menos foi o que notei na ocasião.

A Gruta reinava sozinha. Aí surgiu uma concorrência leal, porém pesada de outros ótimos restaurantes na mesma rua e em outros pontos da cidade. Enfim, como assíduo frequentador que já fui, lamento que a situação tenha chegado a esse ponto de ter que se mudar. Torço para que a Gruta consiga superar esse difícil momento e encontrar uma solução com os proprietários do imóvel. Que continue a nos encantar com os seus pratos deliciosos. Boa sorte e sucesso aos proprietários e à competente equipe que lá trabalha.

Leitor escreve

Registre aqui a sua opinião sobre os assuntos da cidade. Escreva seu texto e nos envie com telefone para confirmação através do e-mail gilson@colunadogilson.com.br

Recent Posts

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

11 minutos ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

1 dia ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

6 dias ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago

Niteroiense encontrada sem vida na Indonésia; família aponta falhas graves no resgate

Juliana só foi resgatada, já sem vida, 86 horas depois de sofrer a queda no…

1 semana ago
Publicidade