Publicidade
Notícias

Grupo da Lagoa, tradição mantida há 20 anos por amigos em Itaipu

Publicidade

Todo sábado, chova ou faça sol, há 20 anos o Grupo da Lagoa, como se denomina, se reúne para bater papo, tomar uma cervejinha ou degustar um petisco do mar no Quiosque do João. A vista dali é privilegiada. O cenário muda de acordo com a maré que entra ou sai da Lagoa de Itaipu.

Quando o mar não entra, formam-se os bancos de areia por todo lugar, com as pessoas caminhando com a água bem abaixo do joelho. Se o mar entra, logo começa o barulho dos jetskis e a turma dos standup remando em cima de pranchas, com as garças brancas sobrevoando o aprazível local.

O grupo é formado por 20 membros, profissionais das mais variadas atividades. Nunca se consegue reunir todo mundo. No último sábado (26-10), estavam presentes no Grupo da Lagoa Roberto Marins, taxista; Edson Gáudio Rangel, advogado; Carlos Alberto Boulosa, bancário aposentado; Paulo Roberto Burger, moldureiro; Renê Barreto, delegado de polícia aposentado; e Alrenildo Azevedo, construtor.

Durante a conversa descontraída, todos demonstram preocupação com aquela área. Alguns percorrem a lagoa de barco para observar in loco o seu estado. Se encontram alguma anormalidade, comunicam de imediato às autoridades. Poucas vezes ficam para o pôr do sol, mas garantem que é um dos mais belos da cidade.

Já o dono do quiosque, João Batista dos Reis, de 62 anos, continua pescador nato. Há 47 anos joga à noite sua rede na praia ou na Lagoa de Itaipu, em busca do peixe e do camarão que serve para os fregueses, com acompanhamento de pirão, arroz e aipim. O quiosque fica na Rua Max Alvim, em Itaipu, onde João está estabelecido há 35 anos.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

1 dia ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

5 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

7 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

7 dias ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

1 semana ago
Publicidade