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Grael testa ônibus que Niterói vai comprar para empresas renovarem frota

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O ônibus elétrico modelo Caio Millennium que estava guardado na garagem da Auto Lotação Ingá, em Niterói, saiu hoje (20/09) para sua primeira viagem de teste no corredor expresso da Região Oceânica. De tão silencioso, o veículo quase atropelou uma senhora que não percebeu sua aproximação. A bordo, o prefeito Axel Grael anunciou que será feita  licitação para a compra desses veículos para renovação da frota do transporte urbano e reduzir a poluição ambiental, com zero emissão de carbono.

Não é novidade o anúncio de compra de veículos elétricos pela prefeitura de Niterói para a entrega de 50 deles, em regime de comodato, aos consórcios de ônibus que rodam no município. Antes de o ex-prefeito Rodrigo Neves ser preso em dezembro de 2018, pela Operação Alameda, que investigava pagamento pelas empresas de ônibus de R$ 10,9 milhões em propinas ao chefe do Executivo, a prefeitura abriu em novembro licitação para a compra de ônibus elétricos.

Com a detenção do prefeito, o então presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira (atual vice-prefeito), assumiu o Executivo. Em janeiro de 2019 cancelou a licitação. O preço total estimado dessa compra era de R$ 51.960.000. Enquanto um ônibus convencional custa cerca de R$ 700 mil, um ônibus elétrico sai por R$ 2 milhões. Um preço muito elevado para bancar a pretendida redução de emissão de carbono pela recém-criada Secretaria do Clima de Niterói.

Em maio último, o secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, fez uma visita de dois dias (26 e 27/05) à fábrica da montadora chinesa Byd do Brasil, instalada em Campinas. O ônibus elétrico que chegou na semana passada a Niterói deverá passar por dois meses de testes e treinamento de motoristas. A prova será feita por 30 dias por cada um dos dois consórcios que operam na cidade: o Transnit, que cobre a região entre o Centro e as Praias da Baía de Guanabara; e o Transoceânico, que transporta passageiros na Região Oceânica.

No primeiro mês, vai rodar nas linhas 49, 61 e 62. Nos 30 dias seguintes, nas linhas Oceânica 1, 46, 48 e 33. O valor da passagem será o mesmo das linhas regulares. Segundo a Byd do Brasil, a bateria dos elétricos tem autonomia média de 250 quilômetros. Têm também capacidade de reverter a energia cinética em elétrica nos momentos de frenagem, realimentando a bateria.

Com 12,945 metros de comprimento, três portas e lotação para 81 pessoas, os Millennium elétricos têm piso baixo e assentos destinados a pessoas com deficiência e idosos. São equipados com tomadas USB, ar-condicionado, preparação para acesso à internet por wi-fi, monitoramento por câmeras e itinerários eletrônicos em Led, os novos Millennium contam ainda com sistema multiplex, que visa identificar possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

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