Publicidade
Notícias

Grael prorroga restrições da Covid em Niterói e proíbe futebol em clubes e praias

Publicidade

As medidas restritivas de prevenção à Covid foram prorrogadas hoje até o dia 31 de julho em Niterói. São basicamente as mesmas anteriormente decretadas pelo prefeito Axel Grael, com uma alteração: o artigo 16 incluiu a proibição da prática de futebol nos clubes da cidade. Antes era proibido somente nas praias, mas fiscais da Secretaria de Ordem Pública já tinham interditado o campo do Rio Cricket, em Icaraí.

O prefeito Axel Grael fez um apelo à população, através de transmissão de vídeo no Facebook. Disse que “o feriado de Corpus Christi está chegando e precisamos perseverar com os protocolos sanitários”. Na verdade, a quinta-feira é uma data religiosa que, em Niterói, nunca esteve prevista como feriado, tanto por leis ou deliberações federais, estaduais ou municipais. Mas considerando o dia santo (03) como feriado, o prefeito decretou ponto facultativo na sexta-feira (04), criando um feriadão para os servidores públicos municipais.

Leia mais: Corpus Christi não é feriado em Niterói e tapete da procissão será virtual

Amanhã (03), os bancos não abrirão ao público. Mas o comércio deverá funcionar normalmente, segundo o Sindicato dos Lojistas de Niterói. Os empresários poderão dar folga a seus funcionários compensando-a com outro dia de trabalho mais adiante.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o indicador síntese de monitoramento da pandemia, apurado no dia 31 de maio, está em 9,6, dentro da faixa de alerta máximo (Amarelo II). Se o indicador passar de 10 pontos, Niterói volta à posição de atenção máxima (alerta Laranja).

Missas de Corpus Christi

O decreto publicado hoje autoriza a realização de missas, cultos e demais atividades religiosas, desde que a presença de público esteja limitada a dez por cento, ou no máximo cem pessoas (o que representar o menor número), sendo vedada, em qualquer hipótese, a venda ou consumo de alimentos e bebidas no local.

A tradicional procissão sobre tapetes montados pelos fiéis na Avenida Amaral Peixoto, não acontecerá pelo segundo ano seguido, devido às restrições da pandemia de Covid.

As igrejas católicas vão produzir um tapete virtual, substituindo a montagem nas ruas. Participarão as paróquias de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Saquarema. Comunidades, pastorais, movimentos e fiéis da Arquidiocese de Niterói. Na quinta-feira (03/06) os tapetes virtuais serão exibidos através das redes sociais da Arquidiocese de Niterói, após a transmissão de uma missa celebrada às 9h pelo arcebispo Dom José Francisco (clique aqui para acompanhar a missa).

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

4 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago
Publicidade