New here? Register. ×
×

Corpus Christi não é feriado em Niterói, e tapete da procissão será virtual

Escrito por Gilson Monteiro às 17:45 do dia 1 de junho de 2021
Sobre: Data religiosa
  • tapete virtual
01jun

tapete virtualO dia de Corpus Christi, 03/06 (quinta-feira) não é feriado para o comércio de Niterói, lembra o Sindicato dos Lojistas. Os bancos funcionam com expediente interno, sem atender os clientes presencialmente. Os serviços públicos, à exceção dos essenciais (limpeza, trânsito e saúde), não funcionarão no município. O prefeito Axel Grael decretou ponto facultativo.

O Sindilojas Niterói esclarece, no entanto, que cada empresário decide livremente se o seu estabelecimento vai funcionar ou não. O governo federal define o Corpus Christi como data religiosa, mas não como feriado (conforme a Portaria Nº 430, de 2020, do Ministério da Economia).

A Deliberação 1.903, de 13/11/1953, em vigor, considera feriados municipais em Niterói os dias da Sexta-Feira Santa, dia de São João (24 de junho), e Dia de Finados (2 de novembro). A partir deste ano, o dia do aniversário do município (22 de novembro), deixou de ser feriado, segundo o artigo 3° da Lei 3.511, de 09 de junho de 2020.

Apesar de ser celebrado em quase todas as localidades brasileiras, o Corpus Christi não é oficialmente um feriado nacional. Facultativo, este feriado deixou de ser incluído na Deliberação de 1953 porque Niterói, como os demais municípios, poderia decretar apenas quatro. Como em junho Niterói já festeja o seu padroeiro, São João Batista, no dia 24, Corpus Christi não integrou a relação dos feriados municipais da cidade.

Em 2016, a Lei n° 3.220 incluiu no calendário anual de eventos turísticos de Niterói os festejos religiosos de Corpus Chisti com sua tradicional procissão sobre tapetes confeccionados por fiéis usando serragem e sal coloridos, borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros materiais, formando frases e figuras sacras.

Fiéis participam da confecção de tapete virtual

Pelo segundo ano seguido, devido à pandemia de Covid as igrejas católicas produzem o tapete virtual, substituindo a montagem com serragem e sal nas ruas. Participarão as paróquias de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Saquarema. Comunidades, pastorais, movimentos e fiéis da Arquidiocese de Niterói enviarão seus desenhos em papel de qualquer tamanho, feitos a lápis de cor, caneta, tinta guache e outros materiais. As artes poderão ser fotografadas ou filmadas. Os interessados deverão encaminhá-las para os agentes das Pastorais de Comunicação de suas paróquias. No ano passado, a Arquidiocese recebeu mais de mil desenhos para montar o tapete virtual.

Na quinta-feira (03/06) serão exibidos através das redes sociais da Arquidiocese de Niterói, após a transmissão da missa celebrada às 9h pelo arcebispo Dom José Francisco (clique aqui para acompanhar a missa).

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. As paróquias e comunidades da Arquidiocese celebrarão, em horários diferentes, a Santa Missa, com público reduzido. Às 15h, todas elas se unem na Hora Santa Arquidiocesana, através das redes sociais da Arquidiocese de Niterói.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|