New here? Register. ×
×

Fundação de Arte de Niterói paga shows milionários mas não cuida de sua sede

Escrito por Gilson Monteiro às 16:22 do dia 10 de julho de 2023
Sobre: Triste espetáculo
  • Fundação de Arte de Niterói
10jul

Por fora, bela viola; por dentro pão bolorento. Assim está a Fundação de Arte de Niterói (FAN), patrocinadora de shows milionários, mas cuja sede no Ingá se encontra em petição de miséria. O salão principal está com as paredes mofadas, além de móveis quebrados, documentos e processos espalhados pelos cantos, dividindo espaço com baldes que aparam goteiras do teto. (Veja o vídeo).

Com um orçamento de mais de R$ 48 milhões, dos quais já gastou R$ 17 milhões de janeiro a junho, a FAN patrocina grandes shows e diversos eventos culturais. O Portal da Transparência revela que essas contratações são empenhadas com o dinheiro dos royalties do petróleo recebidos pelo município. Só que profissionais de Niterói já tiveram que botar a boca no trombone para receber pagamentos atrasados há mais de dois anos.

Essa tragicomédia é resultado do descompasso do governo do prefeito Axel Grael. Ele e Rodrigo Neves, o ex-prefeito que hoje é secretário Executivo, só pensam em marketing político e em obras milionárias. Enquanto isso, na coxia o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado buscam nos bastidores dessa encenação as provas para cobrar desses administradores por que não seguem à risca o texto constitucional.

Na plateia, contribuintes penalizados com um dos IPTUs mais caros do país, assistem à gastança dos royalties do petróleo, ao escândalo da Emusa e a existência de 65 secretarias, autarquias e empresas públicas funcionando como cabides de emprego.

Obras espetaculares, de grandiosos orçamentos e generosos aditivos não enchem os olhos. O público cobra seu dinheiro de volta depois de chegar a esse teatro de horrores enfrentando trânsito caótico e transporte público desafinados.

O pano fecha com a terra do valente Arariboia vaiando a falta de remédios nas prateleiras e de uma assistência digna na rede pública de saúde. Apupando a cada tropeção nas calçadas esburacadas, onde moradores de rua vivem ao deus-dará sob as marquises.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Fundação de Arte de Niterói paga shows milionários mas não cuida de sua sede

  1. pelo andar da carruagem, em breve ,rodrigo e grael(dentre outros) estarão presos em bangu. e a população vai poder escolher um novo prefeito que não compactue com essa administração.

  2. Não haverá mudança no quadro político de Niterói nas próximas eleições. Anotem aí. Vamos continuar sendo governado pelo “Reizinho” de sempre. Nada vai mudar nesta cidade, teremos umas obras com “aditivos gostosos” aqui, umas maquiagens acolá e seguimos vivendo da fama das glórias passadas.

  3. O mofo é o elemento comum do governo Axel Grael. Na SAÚDE o processo de Precarização e abandono é intenso. Hospitais e Postos de Saude deteriorados fisicamente e jogados ao atraso TECNOLÓGICO e informacional. Profissionais de Saúde tratados com desrespeito com predomínio de relações de trabalho degradantes e precárias com condições de trabalho e salários indignos e aviltantes.

    1. Mofo e podridão…..ingredientes básicos desse governo municipal! Vergonha!!!😡😡😡

  4. Obras de maquiagem são especialidades dessa dupla – lembro muito bem do Hospital Municipal Mário Monteiro, que passou por obras, e ficou lindo…por fora. Peguei um ônibus no qual um senhor bem idoso saía de lá, por volta de 14h30, pois estava cansado de esperar desde às 8h por médicos que parecem que foram esquecidos de serem contratados. Quem passa nas ruas, acha tudo lindo… Deem uma voltinha no Cubango, na Ititioca, e vejam se o mesmo cuidado e estética de São francisco e Icaraí são aplicados lá…

  5. Só pra esclarecer: não faço parte do governo municipal, nem da Sec. Cultura, nem da FAN.
    Dito isso: com um pouco mais de apuração jornalística, veria que a Sec. Cultura e a FAN não promovem só shows milionários, mas também, nos últimos anos, um sistema de fomento às atividades culturais e produtores culturais da cidade. Sugiro que dê uma olhada no site da FAN (https://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br/) e em seus links. Podem ser um bom ponto de partida para (repito) um pouco mais de apuração jornalística… e um pouco menos de raiva dos responsáveis pelo fomento da cultura da cidade.
    (Lembrando: textos raivosos sobre cultura, como o seu, foram o ponto de partida para que o (des)governo de Jair Bolsonaro praticamente destruísse a cultura do país – cultura que estamos tentando reconstruir de novo.

    1. Com pixulekinhoNeves, que deveria estar PRESO a frente?! Vao resgatar a grana do contribuinte de Nikiti e colocar em bolsos de muuuuita CUltura… isso sim!!! Kkkk

  6. Vai ser com muito sacrifício a retirada dessa quadrilha que se instalou na Prefeitura Inoperante de Niterói!!
    Tirando você, Gilson, todos os jornalistas de Niterói estão no bolso da prefeitura!
    E as comunidades continuam elegendo esses tralhas!!!
    Infelizmente!

Comments are closed.