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Fim das cabines de pedágio da ponte vai engarrafar mais o trânsito de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 18:12 do dia 9 de maio de 2023
Sobre: (I)mobilidade urbana
  • Avenida Jansen de Melo parada, Niterói
09maio
Na descida da ponte, veículos encontram sinal fechado na esquina de Jansen de Melo com Marechal Deodoro, onde já deveria haver um mergulhão

Com o fim das cabines de pedágio da ponte, os veículos que vêm do Rio de Janeiro vão acessar diretamente as quatro saídas para Niterói. Aí, então, o trânsito vai ficar ainda pior do que está hoje. Carros, ônibus, caminhões e motos em direção ao Centro e à Zona Sul vão continuar formando longas filas no sinal fechado da Avenida Jansen de Melo com Rua Marechal Deodoro, com reflexos na própria ponte. Há quatro anos, a prefeitura de Niterói promete construir um mergulhão para acabar com o cruzamento.

Nas descidas para a Alameda São Boaventura e avenidas do Contorno e Feliciano Sodré o congestionamento também deverá se repetir depois que os veículos deixarem de fazer uma parada nas cabines da praça do pedágio.

Saiba como será cobrado o pedágio da ponte

Em junho, a concessionária EcoPonte vai iniciar os testes com o sistema de cobrança “free flow”, que a CCR já opera desde 31 de março com três pórticos eletrônicos instalados da Rodovia Rio-Santos (BR-101), no trecho localizado entre Itaguaí, Mangaratiba e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. As cabines de pedágio serão substituídas por pórticos eletrônicos e a cobrança do pedágio será feita através da leitura das placas dos veículos ou de tags afixadas nos parabrisas.

Mergulhão na Marechal Deodoro

A prefeitura de Niterói, que não consegue controlar o trânsito e prefere manter uma indústria da multa, culpa a ponte pelos transtornos que motoristas enfrentam diariamente na cidade.

Há quatro anos, foi lançado com pompa e circunstância o Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), providência instituída pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012). Mas quase nada saiu do papel, como o projeto de construção de um mergulhão no cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Avenida Jansen de Melo, no Centro. A obra estava prevista para durar dez meses, mas até hoje o que se vê é um congestionamento com reflexos em todo o entorno.

A intervenção faria com que os veículos que saem da Marechal Deodoro com destino à Ponte Rio-Niterói seguissem pela passagem subterrânea e acessassem a Rua São Lourenço, passando pela Travessa Indígena, que seria ampliada para receber o fluxo de veículos. Com isso, a descida da ponte pela Jansen de Melo, em direção ao Centro e a Icaraí, ficaria livre do semáforo instalado na esquina do supermercado Guanabara.

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Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
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31 thoughts on “Fim das cabines de pedágio da ponte vai engarrafar mais o trânsito de Niterói

  1. Certissima a iniciativa da eco ponte, ela está ganhando eficiência em sua operação. Eco ponte não pode ser responsável por geração de emprego, se tem oportunidade de reduzir custo tem que fazer, eco ponte não é responsável por trânsito na cidade de Niterói, a prefeitura é que deve tomar ação para tal. Esse tipo de pensamento retrógrado é que atrasa nosso pais

  2. As ruas de Niterói foram projetadas para o trânsito dos anos 50 e 60, não mais….não há estudos de viabilidade e escoamento. Sem contar que todos os acessos ao centro da cidade são os mesmos da Ponte Rio-Niterói, ou seja, um pneu furado na Ponte para a cidade de Niterói inteira.
    Faltam alternativas, investimentos e estudos para desafogar o centro da cidade. Pioraram tudo quando reduziram as pistas de rolagem para construção de ciclo vias, que colocam em risco a vida dos ciclistas pelo pouco espaço e má sinalização.

    1. A construção de ciclovias e incentivo ao uso de transporte alternativo e sustentável é sempre bem-vindo. Antigamente Niterói contava com poucas ciclovias, o risco era muito maior aos ciclistas

  3. Niterói parou no tempo em relação a mobilidade! Nosso prefeitinho e seu antecessor só pensam como vão se manter no cargo as nossas custas, inflamando a prefeitura de cargos comissionados. Ciclovias mal feitas, cones, trans oceânica , guardas despreparados e faixas exclusivas, tudo isso não deu certo. Precisamos de trens, metrô ou VLT.

  4. O GRANDE PROBLEMA É QUE O POSTE DO GRAEL SÓ PENSA EM ANDAR NO SEU BARCO ENQUANTO O POVO ILUDIDO QUE VOTOU NESSE ENGANAÇÃO FICA NO ENGARRAFAMENTO NÉ 🤬

    1. E porque esse governo não faz uma passarela enfrente ao antigo moinho? Não teria sinal e o trânsito ficaria bem mais livre. Porque não tem guarda nesse local? Pura incompetência. Até a legislação veterinária está errada, como pode permitir que num apartamento de 2 quartos uma morador tenha 20 gatos? Essa cidade está imunda.

  5. O grande problema é que não se prioriza o transporte coletivo. Todas as obras só pensam nos carros particulares. Não adianta porque logo as vias ficam obsoletas.

  6. Acho que a Av. Marques de Paraná há muitos anos não suporta ser canal de passagem para Icaraí, Ingá, Santa Rosa, São Francisco e região oceânica. Outro canal viário terá que ser aberto, talvez um túnel ligando a saída da ponte a Santa Rosa, como foi feito em Charitas.

    1. Tudo bem, mas eu não entendi por que exatamente vai piorar o trânsito já que a quantidade de carros é a mesma. Desculpa mas não faz o menor sentido.

      1. Ana Paula: creio que o fato de haver paradas em cabines, fará com que o trânsito continue com a mesma intensidade, consequentemente piorando…

      2. Explico: sem as cabines retendo um pouco o trânsito na ponte e dando tempo dos acessos escoarem o fluxo de carros, gargalos serão criados pois mais carros chegarão ao mesmo tempo nas saídas, onde em três delas existe um semáforo logo depois. Sem contar a educação do povo que vai querer cortar o engarrafamento por onde o fluxo está livre para entrar na frente de todo mundo no acesso engarrafado

      3. Vai piorar pq não haverá a parada no pedágio para pagamento, todas as cancelas serão automáticas com leitura na placa ou TAG, então os carros levaram menos tempo para passar aí por consequência irá engarrafar mais.
        Foi isso que eu entendi.

      4. A maioria dos veículos hoje,precisam parar p pagar o pedágio nos guiches,apartir do momento que instalarem porticos ,os veículos não precisaram parar,imagina a velocidade e quantidade de carros que vão passar…

    2. concordo.o sinal da Marechal Deodoro não é o causador do engarrafamento. É O excesso de veículos para tantos destinos numa só avenida.

  7. Niterói está se tornando o lixo moral do Rio com os acontecimentos políticos recentes, é triste.. ainda dá tempo de fazer alguma coisa, Deus nos abençoe

  8. Infelizmente a maioria tem o que merece em eleger pessoa com interesse próprio, com isso a minoria que torce por uma cidade mais organizada em todos os aspectos acaba pagando caro por tudo. E vem mais uma obra ridícula na entrada do bairro de Camboinhas, vai ser mais um problemão no verão, como todo niterói, somente de motocicletas ,bicicletas ou a pé que se anda nessa cidade, que de carro já era.

    1. Paulo Gustavo é eterno, a homenagem foi justa e justificada!!! Teve plebiscito e a população escolheu ,democraticamente, pela mudança do nome.

  9. O nosso excelentíssimo prefeito gosta muito é de jogar pra plateia, fazer política de pão e circo, showzinhos de final de semana que custam milhões, mudar nome de rua sem nenhuma justificativa (nada contra o ator Paulo Gustavo). Acho até o que saudoso ator ficaria muito feliz em ver a cidade que ele tanto ajudou a divulgar com uma política descente. Só espero que esse incompetente não seja reeleito.

  10. Lamentável e com muita tristeza ver mas desemprego no Brasil. A economia ponte já ganhou tanto dinheiro para que acabar com as cabines e deixar famílias inteiras desempregadas.😔😔

    1. Uma vergonha. E só piora com cada prefeito pior que se elege. Esse atual, pelo sobrenome, só gosta de jogar pra plateia como se fosse atleta.

  11. Nosso prefeito, o SatanAxel (o prefeito satânico do mal, redundância) já tem a solução, vai colocar mais 5 semáforos por quarteirão, todos com sincronização errada como é o padrão da cidade, afinal a ideia é que exista um sinal de trânsito fechado (vermelho) em cada esquina da cidade, causando ainda mais trânsito.

    1. Esses pórticos de pedagio já existem há muito tempo em outros países e teoricamente tornam o pedagio mais barato porque o custo com funcionários nas cabines de cobrança diminuirá muito. Sempre se lamenta a perda de empregos mas também poderão surgir melhorias para os usuários, a maioria trabalhadores. Não concordo com essa tese de que o trânsito irá piorar em Niterói até porque já é o segundo ou terceiro pior do Brasil. Não dá pra ficar pior!

      1. Senhor Cesar, muito bom dia!!! Senhor que o trânsito em Niterói é caótico todos nós sabemos,isso o senhor não precisa mencionar…já sabemos. O que mais me espanta é da maneira que o senhor se refere aos trabalhadores da Eco Ponte. Sabe senhor Cesar acredito eu que o senhor não tem ideia de tão grande estar o desemprego no país . Pra mim o senhor parece mais um mauricinho da vida e não conhece as realidades das famílias brasileiras. Te faço uma pergunta,a Eco Ponte vai diminuir o custo com funcionários e o custo do pedágio será que vai diminuir? Senhor Cesar Ferreira passar bem .

    2. Um município que cobra 4 reais para estacionar por duas HR e mantém vias largas e vazias só para ônibus e carente de transporte público e sinais que deixam o motorista por mais de um minuto parado e falta de sincronização de sinalizacao demonstra que a engenharia de tráfego é ineficiente.sugiro que seja feito um túnel que vai de Santa Rosa até a rua são Lourenço cortando uma favela e chegando na ponte.

  12. Para quem tem uma prefeitura inchada por interesses vil, para que inimigos, vc e assaltado, pelo iptu e o desperdício não prestado que o contribuinte paga

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