Jeremias, ex-craque do Manufatora, hoje é treinador de uma escolinha de futebol no Barreto
Jeremias, ex-craque do Manufatora, hoje é treinador de uma escolinha de futebol no Barreto
O campo de futebol de uma fábrica de tecidos que fez história no Barreto, Zona Norte de Niterói, e os craques do Manufatora Atlético Clube estão em um documentário que será lançado neste primeiro semestre de 2021. Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o curta-metragem documental ‘“Relembra – Futebol de Operários do Manufatora Atlético Clube” conta a história do time de futebol amador niteroiense que existiu entre 1940 e 1980 no subúrbio de Niterói. O filme resgata a história do clube e ilustra as relações entre a fábrica, os operários, o bairro e o futebol fluminense em geral.
Formado em 1944 por operários da Companhia Fluminense de Tecidos, o Manufatora chegou a disputar campeonatos importantes. Entre eles, o Fluminense, do qual foi campeão por duas vezes. Ao longo dos anos 1970, o clube entra em declínio, alterando seu nome para Associação Desportiva Niterói, até encerrar suas atividades em 1983.
Segundo o diretor do filme, Fabrício Basílio, essa “é uma história rica e que estava sendo apagada da memória e da organização urbana do bairro”. Para ele, a realização do curta é um trabalho de resgate histórico e tem uma importância que vai além do documentário. “Acredito que o filme pode ser um alicerce para quem quiser continuar pesquisando a história do Manufatora, a história da fábrica, do bairro do Barreto e até das relações do futebol nas décadas de 60 e 70”, afirma. O documentário foi financiado pelo projeto “Retomada Cultural RJ”, da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa.
Entre as ações de lançamento do documentário estão duas exibições online gratuitas, a distribuição de 2,5 mil livretos sobre o clube e os processos de realização do filme e a disponibilização das entrevistas na íntegra no YouTube. Também será realizada a oficina online “Cinema e Futebol”, com foco no cinema nacional, ministrada pelo pesquisador e crítico de cinema Lucas Reis, no dia 18 de março, às 16h30. Para participar, basta se inscrever gratuitamente clicando aqui.
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…
Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…