A Pestalozzi de Niterói terá um aumento médio de R$ 3 mil por mês na sua conta de energia elétrica, segundo afirma Pietro Accetta, vice-presidente da entidade.
− Começamos o ano já tendo que administrar mais um problema. Enquanto a tabela do SUS para remunerar os serviços de reabilitação prestados pela Pestalozzi não é reajustada desde 2007, todo ano há um reajuste de salários e de insumos. Agora, temos mais essa novidade, que é o fim da isenção do ICMS nas contas de energia elétrica. Lamentamos ao mesmo tempo em que acionamos a Federação Estadual das Pestalozzi para procurar reparar esta medida que afeta não apenas a Pestalozzi de Niterói como todas as outras localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Todas sofrem diariamente para manter o atendimento aos seus usuários. Esperamos que essa decisão seja revista urgentemente pelo governador Wilson Witzel − diz Pietro Accetta.
As contas de consumo de gás das filantrópicas também deixaram de ser isentas do ICMS desde 31 de dezembro. No mês passado, o governador em exercício, Francisco Dornelles, baixou o decreto 46.523/18, adequando o anterior a novos prazos estabelecidos como legais para a aplicação do convênio ICMS n° 190/17.
Deverão passar a pagar os 32% de ICMS nas contas de luz e de gás as igrejas, as Santas Casas de Misericórdia, a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e Associações Pestalozzi.
Por sua vez, a Enel Distribuição Rio esclarece que “o cancelamento da isenção fiscal de ICMS é uma determinação do governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do decreto 46.523/18”.
Em nota a empresa acrescenta que “atua como mera arrecadadora do imposto, repassando para o Governo do Estado os valores de ICMS cobrados na fatura de energia”.
Diogenes dá os últimos retoques no fardão que o novo imortal José Roberto Castro Neves…
Hospital Niterói D'Or amplia a complexidade dos atendimentos e cirurgias / Divulgação O Hospital Niterói…
Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…
Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…
Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…
Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…