É o segundo ano seguido que, por causa das restrições da Covid-19, o acesso à igreja é limitado. O tradicional bazar da Irmandade está restrito a umas poucas barracas instaladas no pátio. Na rua, ambulantes vendem flores, medalhinhas e fitas coloridas.
Somente 120 pessoas têm acesso a cada uma das missas programadas de duas em duas horas, das 6h às 18h. A das 18h será celebrada em honra ao Jubileu de 350 anos da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, completados em 17 de agosto último.
Em 1663, por iniciativa do devoto Affonso Corrêa de Pina, foi erguida uma pequena capela num sítio doado pelos herdeiros de Arariboia. Oito anos depois, a pequena ermida foi derrubada e em seu lugar construída a nova igreja.
Em 1850, por provisão do bispo do Rio de Janeiro D. Manoel do Monte Rodrigues de Araújo (Conde de Irajá), a Irmandade foi elevada com o título de Confraria de Nossa Senhora da Conceição da Imperial Cidade de Nictheroy, com direito a uso de hábito.
Com a elevação do Bispado de Niterói à Arcebispado, a Irmandade foi elevada com o título de Arquiconfraria de Nossa Senhora da Conceição de Niterói, em 24 de janeiro de 1964, por decreto assinado por D. Antonio de Almeida Morais Junior.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854.
José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…
A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…
Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…
Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…
Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…