Sidney Faria fala aos religiosos sobre a importância de preservarem a flora e a fauna do Monte das Orações
Para corrigir e evitar a degradação ambiental do Monte das Orações, na Serra da Tiririca, entre Niterói e São Gonçalo, que é frequentado por cerca de 12 mil fiéis de mais de 70 igrejas de diversas denominações e religiões que deixam montanhas de lixo nas trilhas e no mato, a Preserv (Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças) promove neste sábado (20/01), a partir das 9h, um mutirão para a manutenção do local.
Sidney Faria, presidente da Preserv, e moradores do bairro de Várzea das Moças, na zona rural de Niterói, vão instalar degraus na entrada da trilha; limpar uma área para estacionamento; plantar mudas de vegetação nativa; instalar coletores de lixo e placas de orientação aos usuários do monte. Vão participar também voluntários da Igreja Bola de Neve, além de funcionários do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).
Transformado em um local de meditação e de orações, o monte é um dos pontos mais frequentados do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), segundo monitoramento feito pelo Inea.
Mulheres, homens, idosos e crianças sobem com dificuldade uma trilha de areia e mato, com alguns degraus improvisados, para orar e meditar. A preocupação da Preserv e de moradores de Várzea das Moças é a de que, “não obstante às bençãos e a liberdade de expressão religiosa, a degradação ambiental e o transtorno social atingiram proporções alarmantes, devido à grande circulação de pessoas no local”.
Em junho, a Preserv e o Inea se reuniram com lideranças de igrejas cujos fiéis frequentam o Monte das Orações procurando estabelecer normas para a sua utilização. Todos reconheceram a urgência dessas medidas.
Acampar não é permitido no parque, mas os guardas ambientais procuram informar em vez de reprimir. Outro costume ali é a queima de pedidos em pequenas fogueiras, prática considerada crime pelas leis ambientais. O Peset e a Preserv pretendem instalar incensários para que os papéis sejam queimados de forma segura.
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…
Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…