New here? Register. ×
×

Falta o quê para Niterói resolver a situação dos moradores de rua?

Escrito por Gilson Monteiro às 12:01 do dia 30 de junho de 2023
Sobre: Cargos e salários tem
  • Assistência Social, Niterói
30jun
Grael anuncia plano de cargos e salários da Assistência Social. Na montagem, um flagrante da situação de rua em Niterói

Com Niterói tomada por moradores de rua, pobres desvalidos sem direito a voz e voto, o prefeito Axel Grael, cercado por próceres sorridentes, anunciou esta semana a publicação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Assistência Social do município.

Os servidores aguardavam por esta notícia, assim como ainda espera por ela a grande maioria de seus colegas de outras secretarias infladas por milhares de cargos comissionados, preenchidos por apadrinhados políticos.

O pessoal da Assistência Social agora tem sua valorização reconhecida. Falta o quê para começar a pôr mãos à obra e começar a resolver a situação das pessoas “em situação de rua”, como polidamente denominam os mendigos e miseráveis abandonados à própria sorte por todo canto da cidade?

Sem título de eleitor ou qualquer outro documento, o povo que dorme debaixo de marquises, que (sobre)vive pela graça divina, pouco ou quase nada tem de apoio da municipalidade. Não votam, não têm CPF nem Cartão Arariboia. Os moradores de rua contam mesmo é com a caridade de grupos religiosos que lhes fornecem refeições, agasalhos e afeição.

Niterói paga R$ 877 mil por mês a 295 servidores da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária. Dentre eles estão 77 assistentes sociais (59 estatutários e 18 comissionados), 37 psicólogos no quadro de funcionários efetivos e 12 cuidadores sociais (estatutários), além de 15 conselheiros tutelares. Os demais estão contratados como trabalhador, merendeira, auxiliar de creche, e para funções administrativas.

A prefeitura de Niterói diz, em seu site, que essa secretaria “atua de forma ininterrupta nas ações de abordagem social especializada com rondas preventivas nas regiões de maior concentração de pessoas em situação de rua”. Ressalta, porém, que “a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório”, e que o trabalho da secretaria é de “sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social”.

E o contribuinte, que paga um dos IPTUs mais caros do país, estaria convencido de que a prefeitura de Niterói emprega bem essa dinheirama que, somada aos royalties do petróleo, chega a quase R$ 6 bilhões de arrecadação anual?

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

37 thoughts on “Falta o quê para Niterói resolver a situação dos moradores de rua?

  1. Façam uma reportagem sobre o abandono do bairro de São Francisco. O calçadão está na escuridão a noite com muitos postos com lâmpadas queimadas. O morro do cavalão já está invadindo a parte preservará acima do túnel destruindo um dos pontos mais belos da cidade. Esse prefeito está destruindo Niterói.

  2. Esses “gestores” atuais gostam de abrir praças (para futuras moradias de cracudos), criminosas ciclo faixas sem qualquer segurança para quem as utiliza, além de patrocinar shows e de criar ciclovias em ruas residenciais não permitindo que seus moradores possam parar o carro em frente de casa, quando necessário, ou de prestadores de serviço.
    Na segurança viária já desisti de solicitar uma atenção ao estacionamento irregularmente praticado nas rampas de acesso de PEDESTRES na rótula da av. Central, apesar de protocolos com a Ouvidoria da PMN.
    É revoltante ver rampas para pedestres sendo utilizadas por até 03 veículos (!) estacionados em local proibido. Definam se são rampas de acesso de pedestres ou vagas de estacionamento.

  3. É uma situação complexa mesmo, não existe solução fácil e por isso não tenho muitos comentários.

    Só vou ressaltar que o termo “pessoa em situação de rua” é pra proteger o indivíduo do estigma que “mendigo” e tentar mostrar, através da linguagem, que aquilo é uma fase da vida dele que pode passar, uma “situação” que passará em algum momento. O termo mendigo acaba dando um ar de permanência, de imutabilidade, e isso acaba prejudicando o resgate da pessoa que está nessa situação

  4. Nenhuma esfera de governo pode recolher compulsoriamente um morador de rua, às equipes atuam no convencimento do acolhimento mas não podem obrigar ninguém a sair das ruas… não vejo nenhum político (de situação ou oposição) de mover no sentido de rastrear e recolher os moradores de rua que tiverem, por exemplo, sido abordados pelas equipes mais de uma vez…

  5. Como se vê na foto, falta vergonha na cara.
    Todos rindo da cara dos munícipes que pagam seus impostos e não veem a contrapartida.

    1. Embaixo do calçadão da Praia João Caetano, surge uma nova favela. Famílias inteiras com crianças, fazendo todas as suas necessidades nas areias da praia. Em dias de ressaca se deslocam, e em seguida retornam. Essa situação pode causar uma tratragédia, caso as ressacas não sejam percebidas à tempo.
      Ao lado pode ser visto o enorme letreiro…”Eu 💜 Niteroi”. Como amar uma Cidade que permite essa forma indigna de vida.

  6. Todas as ruas de Niterói estão loteadas pelo estacionamento rotativo, alem do iptu caríssimo e roialtie de petróleo, são milhões de reais arrecadados e não vemos a contrapartida. As calçadas da outra Niterói, diga-se a que não é Icaraí e região oceânica, estão todas esburacadas enquanto aquelas, tem suas calçadas até com pedras de granito, uma verdadeira discriminação.
    Acorda prefeito.

  7. Niterói está abandonada, moradores de rua, drogados, fezes humanas e de pets por todo lado, buracos nas ruas, postes com lâmpadas queimadas e fazem o que com a fortuna que arrecadam???

  8. Vergonha!

    Em frente ao Banco do Brasil, na Rua Presidente Backer, em Icaraí, permanecem ” OS MENDINGOS PROFISSIONAIS” , com a presença de menores, apesar das constantes brigas, pedradas, urinar, defecar em via pública e intimidação aos transeuntes.
    VERGONHA!!!

  9. Os parck deck de madeira colocadas nas ruas como na Leandro Motta que viram bagunças. Barulho pela madrugada.
    Por favor faz uma reportagem sobre isso

  10. A prefeitura de Niterói está muito deficiente em termos de fiscalização de desordem e SOM ALTO DAS IGREJAS. O interessante é que a própria prefeitura não faz cumprir as suas próprias leis e decretos. No início do ano saiu no Diário Oficial de Niterói que o decreto sobre multas para os que colocam som alto. Na Rua São Lourenço 185 em São Lourenço existe uma Igreja chamada de Ministério da Redenção , o galpão que foi alugado pela igreja não possui qualquer tipo de proteção acústica. O som das pregações e músicas são muito altas e quase sempre ultrapassa a meia-noite. A vizinhança ao redor não tem mais tranquilidade. Já teve dias que ultrapassou a madrugada. ONDE ESTÁ A PREFEITURA???

  11. Moro na Alameda São Boaventura, Fonseca, e simplesmente está invadida de crakudos que acabam assustando os transeuntes. Ao lado do condomínio em que moro, em frente à portaria de um prédio, eles praticamente moram e consomem drogas 24h. Um absurdo e ninguém faz nada, pago um IPTU caríssimo pra assistir uma cena lamentável como essa.

  12. Niterói não resolve o problema de moradores de rua, por que simplesmente não pode colocar “aditivos” e nem geram votos. Niterói vive de glórias passadas, da sua eterna fama de melhor cidade do Estado definhando aos olhos dos seus moradores. A “sorte ” desta cidade é o alto renda de seus moradores que ajudam a manter o mínimo salubre para se viver.

  13. Shows e ciclovias não são prioridades de nenhum município.É só o que faz essa “pior prefeitura de Niterói”.
    A saúde está matando por falta de profissionais competentes,só contratam técnicos para baratear a mão de obra.(Fui internada e vi gente morrendo por total falta
    de experiência dos profissionais,até hoje,quando lembro,fico abalada).
    As escolas precisam de muitoooo!
    Segurança não existe!
    Muitas obras sem fim…TRISTE!

    1. Olha, ciclovia é muito importante aqui mesma. É a única solução possível para o trânsito, salvo um rodízio de placas (que aposto que vc não gostaria, em geral é uma medida antipopular).
      Abaixo, alguns fatos que uma breve pesquisa poderá te confirmar:

      Niterói é a 17° cidade em educação no país e a cidade que mais investe no setor em todo o estado, onde ocupa 1° lugar no ranking de competitividade (que usa fatores como educação, segurança e infraestrutura)

      Niterói é a 6° cidade mais segura do Brasil

      Niterói é a 6° cidade com melhor saúde do estado.

  14. Infelizmente segue o Baile .
    Ano que vem , os mesmos serão eleitos . A grande maioria dos moradores de Niterói gosta de festas . A zona norte em peso , sofre com falta de ônibus, saúde e educação . E continua votando nesses gestores incompetentes .
    Simplesmente Robinho aqui de Niterói 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  15. Em cada canto de Icarai um morador de rua.
    Outra coisa que precisa é ver a situacao de animais de rua!
    Precisamos de um Abrigo para os Animais,
    a cidade tem condições para isso!
    Moradores de Rua. e Animais de Rua que estão doentes
    O centro a regiao oceânica /proximo de comunidades/próximo as barcas

    Só não ver quem não quer!

    1. O túnel de São Francisco tá um nojo ,Sr. Prefeito faça uma obra lá, o Centro de Niterói outro nojo. Prefeito deveria ficar com vergonha, Amaral Peixoto tudo sujo, onde vem pessoas de todo lugar, inclusive do RJ. Cartão de visitas de Niterói.A Prefeitura tem muito dinheiro.

    2. A responsabilidade de ter moradores de rua é apenas do prefeito? A gestão desastrosa do último governo federal nada tem a ver com isso? No Centro, o número de moradores de rua quadriplicou entre 2020 e 2021. Infelizmente vai levar um tempo pra consertar os estragos causados na nossa sociedade. Faltou dizer o que você propõe como solução pra essa questão.

  16. O prefeito se tornou o pior que já vi na cidade. O COLAB é um aplicativo que quase nada faz. Em frente ao nr 13 da rua nossa senhora auxiliadora ( Santa rosa), tem árvores que há 2 anos se pede poda e nada é feito. Cheio de cravados em baixo das árvores e a PMN tb nada faz. Minha família não vota mais neste prefeito ou alg ligado a ele.
    .

    1. Concordo plenamente com você, não aguento mais fazer reclamações e nada acontece.

  17. Quando é que a administração de Niterói vai tomar vergonha na cara e colocar uma grande equipe de PMs de moto pra colocar ordem na baderna que os motoboys fazem aqui na cidade?
    Não respeitam o sinal de trânsito.
    Andam na contramão.
    Andam em cima da calçada.
    Andam com escapamento adulterado.
    Andam sem habilitação e com moto irregular.

    1. Concordo totalmente com o Tadeu de Paula. Está completamente absurda essa questão das motos em Niterói. Moro em Pendotiba, na Caetano Monteiro e aqui está um verdadeiro inferno, com essas motos com escapamento adulterado. Eles passam a qualquer hora do dia acelerando as motos e fazem um barulho absurdo até de madrugada…e nenhuma autoridade nada faz pra coibir esse desmando… Niterói está cada vez pior de se morar, essa prefeitura é a pior que vi nos meus quarenta anos de Niterói…a solução é ir embora daqui

    2. Com secretaria de assistência social estruturada e verbas, não se admite desculpa para situação de abandono das pessoas em situação de rua. Votei nessa administração e espero solução desse problema para continuar votando.

    3. Certamente muito precisa ser feito por essa população. Mas, fato é q, a sociedade defende a liberdade deles de permanecer nas ruas, ao invés de doar alimento, dá dinheiro, acha q o viciado não causa danos à sociedade e tb não pode ser recolhido compulsoriamente. Depois, qdo eles se instalam na porta do seu prédio, ficam apavorados pedindo providências. É o mesmo que plantar chuchu e querer colher abóbora.

      1. Esse prefeito é o pior de TODOS OS TEMPOS!
        Pois faz PRACINHAS PARA CRACUDOS!
        Mas temos nossa parcela de culpa…afinal ,quando realmente fizemos alguma coisa para mudar isso?
        Acho que só reclamar em TODOS OS SITE NÃO ADIANTA NADA ,como estamos VENDO!
        PRECISAMOS DE POLÍTICAS SERIAS!
        PARA NOSSA CIDADE

  18. Tem que encaminhar para centros psiquiátricos, tem um que fica na antiga Unimed Pediátrica, na Roberto Silveira, muito agressivo , até perigoso

    1. O Prefeito e seus capachos têm e que tomar vergonha nas caras e construir escolas agrícolas, onde essas pessoas de ruas venham reconstruir suas vidas novamente ,através de trabalhos ,e receberem seus pró-labore pelo seu trabalho ,como trabalhar no campo,fazendo suas lavouras,criação de gado,ovelha,galinhas,porcos ,e outros, construção de casas,oficinas de carros,costuras,e outros projetos como escolas,do Jardim até 2°graus com formações que possam ser tornarem cidadãos de bem,que possam fazer concursos públicos e outros, e não dar cartão Arariboia pra que essas pessoas continuem essa vida de mendigos e pondo medo nas pessoas onde passam.

      1. Muito boa a ideia de escola agrícola e Niterói tem espaço para isso. Concordo que precisam criar estratégias para melhorar as condições de vida da população de rua. Só sensibilização e muito pouco. Precisam meter a mão na massa e colocar medidas para resolver de vez esse quadro lamentável. A prefeitura tem recurso. Assistente social precisa ir para rua!!!! Estamos de olho!!!

    2. A Av Ernani do Amaral Peixoto está assustadora. Um de meus vizinhos se mudou após ser esfaqueado na avenida por ” pessoas em situação de vulnerabilidade” às 20h quando decidiu ir comer uma pizza. Alguns recebem cartão Araribóia e mantém filhos na escola, mas usam drogas diariamente no local e algumas crianças estão dormindo na avenida, mesmo com o conhecimento das escolas que não fazem nada e deixa os menores ali. Basta passar após as 18h em frente ao quarteirão entrei BB e o prédio da OAB para constatar o fato.

      1. Minha gente a nossa arma é o voto. Estamos diante da pior gestão municipal dos últimos 30 anos. Precisamos acabar com essa corja que só sabe maquiar a cidade e roubar nosso dinheiro, a prefeitura atual têm 60 secretárias para pendurar os amiguinhos do Prefeito e seu partido, precisamos varrer essa gente da administração da nossa cidade .
        Ano que vêm veja bem em quem vai votar, senão a festa do desperdício vai continuar.

  19. Casa de espetáculo Niterói continua a todo vapor com incontáveis shows com os maiores medalhões da música popular.
    Pão e circo para o povo bater palmas.
    Urge uma cobrança na forma de voto para mudar uma conjuntura infinita que se tornou a política popular de Niterói.

Comments are closed.