Um ciclista que usa a estrada Froes corre risco de vida escancarado. Pintaram a ciclofaixa na pista da esquerda, mas não proibiram o estacionamento a direita. Os carros “se equilibram” acrobaticamente entre a ciclofaixa e os veículos estacionados. Qualquer micro vacilo, invadem a ciclofaixa onde está o pacato cidadão em sua bicicleta ou um pedestre caminhando ou correndo, seja de ladrão ou fazendo atividade física.
Muita gente está usando bicicletas elétricas, silenciosas, não poluem, custo de manutenção mínimo. Gente que não as usa só para o lazer, mas sobretudo para o trabalho, rompendo o engarrafamento crônico do trânsito em todos os pontos da cidade, principalmente Icaraí. Se houvesse incentivo (ciclovias bem feitas e conservadas) a adesão as magrinhas elétricas iria aumentar e, de fato, o slogan “um carro a menos” começaria a fazer efeito. Especialmente em Niterói, cidade média, pouco extensa, ideal para esse tipo de transporte.
Proporcionalmente, a cidade no mundo com maior número de bicicletas é Amsterdã, Holanda. São 97 para cada grupo de 100 habitantes. Com a crise do petróleo de 1973, os holandeses praticamente abandonaram os carros nos dias úteis e investiram em cicloVIAS (e não faixas) e vários outros tipos de transporte alternativo. O mundo desenvolvido foi lá ver como se faz mobilidade urbana com o uso de bicicletas. Se alguém da prefeitura de Niterói visitou a capital holandesa, não percebeu as ciclovias ou não entendeu bem o espírito da coisa porque o que temos por aqui é uma cusparada na cara do bom senso. As ciclo sei-lá-o-que conseguem indignar ciclistas, motoristas e pedestres.
As ciclofaixas já desgastadas que pintaram pela cidade ameaçam a vida dos ciclistas, e irritam os motoristas (muitas estreitas ruas foram ainda mais reduzidas). Para fazer à Bangu seria melhor não fazer. Mas aí entra o componente ilógico, sua majestade o voto. Muitos políticos acham que, mesmo assim, feitas nos olhos da cara, as ciclofaixas dão votos. E poderiam dar, desde que houvesse a humildade da autocrítica e ajustes no projeto. Mas, no Brasil, autocrítica é ofensa.
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…
O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…
Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…
Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…