Publicidade
Categories: Notícias

Falta de energia em Niterói e São Gonçalo prenuncia o que vai acontecer no verão

Publicidade
Emaranhado de fios e cabos retrata a falta de manutenção da rede de energia elétrica pela Enel e de fiscalização da prefeitura

A falta de energia em bairros de Niterói e São Gonçalo, que vem acontecendo desde a semana passada, já prenuncia a calamidade do que vai acontecer no verão. A concessionária Enel, há tempos, não cuida como deveria da manutenção da rede de distribuição. E o serviço de reparos deixa os consumidores por mais de 24 horas sem luz em bairros como Icaraí, Itacoatiara e Camboinhas.

Um engenheiro aposentado que conhece o ritual da área de cor e salteado, diz que o maior absurdo foi a Enel entregar na mão de terceiros o serviço de atendimento das reclamações dos clientes. Antes era feito por experientes e competentes engenheiros e técnicos da empresa.

Quem entende, basta olhar para cima e ver a quantidade de espaçadores da rede compactada quebrados. Por isso, com qualquer vento mais forte, um cabo de energia encosta no outro e provoca curto-circuito, apagando tudo.

Outro agravante da qualidade da rede de distribuição, segundo o engenheiro, é a falta de disciplina no uso dos postes da Enel. Empresas de telefonia, TVs a cabo e de internet fazem um emaranhado de fios. Isto acaba prejudicando a integridade dos cabos de energia elétrica.

Nesse caso, a culpa é tripla: da Enel, que ganha com o aluguel dos postes, mas não disciplina o uso; das prefeituras, que não fiscalizam; e das empresas usuárias dos postes, que promovem a bagunça generalizada, muitas vezes instalando novos cabos sem retirar os fora de uso.

Outro fator preponderante, principalmente para Niterói, foi a mudança da sede da empresa italiana. Ela deixou o prédio de São Domingos para ocupar andares suntuosos de um edifício do Porto Maravilha, no Rio. Levou junto o Centro de Operações, restando apenas a loja de atendimento da Avenida Amaral Peixoto, sempre lotada.

Paulo Roberto Piloto, presidente da Soprecam (associação de moradores de Camboinhas), preocupado com os constantes apagões em residências no bairro, disse que entidade vai catalogar todas as reclamações de falta de luz para encaminhar à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), inclusive alertando para que o órgão regulador e fiscalizador tome providências para que a Enel esteja em condições técnicas para enfrentar o verão, quando o consumo de energia é bem maior.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

3 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

6 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

2 semanas ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

3 semanas ago
Publicidade