New here? Register. ×
×

Falta de energia em Niterói e São Gonçalo prenuncia o que vai acontecer no verão

Escrito por Gilson Monteiro às 19:46 do dia 29 de agosto de 2023
Sobre: Chocante
  • Fios e cabos emaranhados nos postes da Enel, Niterói
29ago
Emaranhado de fios e cabos retrata a falta de manutenção da rede de energia elétrica pela Enel e de fiscalização da prefeitura

A falta de energia em bairros de Niterói e São Gonçalo, que vem acontecendo desde a semana passada, já prenuncia a calamidade do que vai acontecer no verão. A concessionária Enel, há tempos, não cuida como deveria da manutenção da rede de distribuição. E o serviço de reparos deixa os consumidores por mais de 24 horas sem luz em bairros como Icaraí, Itacoatiara e Camboinhas.

Um engenheiro aposentado que conhece o ritual da área de cor e salteado, diz que o maior absurdo foi a Enel entregar na mão de terceiros o serviço de atendimento das reclamações dos clientes. Antes era feito por experientes e competentes engenheiros e técnicos da empresa.

Quem entende, basta olhar para cima e ver a quantidade de espaçadores da rede compactada quebrados. Por isso, com qualquer vento mais forte, um cabo de energia encosta no outro e provoca curto-circuito, apagando tudo.

Outro agravante da qualidade da rede de distribuição, segundo o engenheiro, é a falta de disciplina no uso dos postes da Enel. Empresas de telefonia, TVs a cabo e de internet fazem um emaranhado de fios. Isto acaba prejudicando a integridade dos cabos de energia elétrica.

Nesse caso, a culpa é tripla: da Enel, que ganha com o aluguel dos postes, mas não disciplina o uso; das prefeituras, que não fiscalizam; e das empresas usuárias dos postes, que promovem a bagunça generalizada, muitas vezes instalando novos cabos sem retirar os fora de uso.

Outro fator preponderante, principalmente para Niterói, foi a mudança da sede da empresa italiana. Ela deixou o prédio de São Domingos para ocupar andares suntuosos de um edifício do Porto Maravilha, no Rio. Levou junto o Centro de Operações, restando apenas a loja de atendimento da Avenida Amaral Peixoto, sempre lotada.

Paulo Roberto Piloto, presidente da Soprecam (associação de moradores de Camboinhas), preocupado com os constantes apagões em residências no bairro, disse que entidade vai catalogar todas as reclamações de falta de luz para encaminhar à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), inclusive alertando para que o órgão regulador e fiscalizador tome providências para que a Enel esteja em condições técnicas para enfrentar o verão, quando o consumo de energia é bem maior.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

7 thoughts on “Falta de energia em Niterói e São Gonçalo prenuncia o que vai acontecer no verão

  1. Moro na Rua Alvares de Azevedo em Icaraí. No sábado, dia 19/08, por “sorte” ficamos com apenas uma fase de luz das 10h às 18:30h, pois poderia ter ficado sem luz nenhuma, fato que ocorre usualmente no transformador em frente ao prédio.
    Nossa preocupação é a de todos. Como será no verão? Minha mãe tem Parkinson e não desce escadas. Sequer poderei leva- la para outro lugar caso fiquemos sem energia. Assim como nós, outras pessoas possuem problemas semelhantes. O que fazer? A quem recorrer que possa tomar alguma atitude para solucionar o problema?

  2. O Bairro de CAMBOINHAS, está sofrendo com o péssimo serviço prestado pela ENEL.
    Nossos governantes estão de olhos fechados para tudo que se relaciona a esta prestadora de serviços.
    É Lamentável,
    ENEL ainda está na década de 20.

    1. Boa sorte com a ANAEL .. eles protegem a ENEL, não forçam o cumprimento de prazos, não multam, blindam a empresa. Já fiz queixabe a ENEL atende quando quer, independente da ANAEL que se fez inútil

    2. É muito evidente a queda na qualidade de servico se comparada a antiga Ampla que não era lá essas coisas. Do nada transformadores explodem em sequência nas ruas de Icarai. Uma verdadeira vergonha e o preço dos serviços sempre caríssimo.

  3. Bom dia ! Moro em São Gonçalo e vários bairros estão com esse problema. Meu namorado mora em Inoã e sua mãe em Cassorotiba e a falta de luz é constante, por falta de manutenção da Enel. Meu tio, Aluisio Torres, perdeu a vida em 13/07/2023, no Sana distrito de Macaé, após ser atingido por um cabo de alta tensão que estava em péssimas condições, com a ventania o cabo se rompeu atingindo o em cheio e ele veio a óbito. Se a Enel tivesse feito a manutenção adequada os cabos não se romperiam e meu tio estaria vivo. Uma perda irreparável. A Enel arcou com o enterro pois sabia que era sua culpa a morte do meu tio. Meus primos guardaram o fio que estava com 3 emendas para provar a culpa da fornecedora de luz, por falta de manutenção apesar de inúmeras tentativas de contato com a empresa para manutenção neste local. Isso não pode continuar assim. O caso foi anunciado na matéria da globo no G1. Quantas vidas ainda serão perdidas por irresponsabilidades da Enel? Espero que a empresa assuma os consertos e nos garanta segurança. Aguardamos com urgência medidas cabíveis.

  4. Quem trabalhou na empresa antes da privatização, vê o descaso desses estrangeiros que vieram. Muito triste 😢 que fomos funcionários da companhia de eletricidade do Estado do Rio. CERJ.

Comments are closed.