Os estudantes niteroienses Caio Matos, Guilherme Andrade e Matheus Franco formam a primeira equipe brasileira de robótica submarina e os primeiros a projetar um ROV, veículo subaquático não tripulado, controlado remotamente. É fundamental na indústria offshore, sendo utilizado em qualquer operação de instalação ou reparo de estruturas offshore. Também é usado pra fins militares e para coleta de amostras.
O robô foi projetado para alcançar 20 metros de profundidade. O projeto, segundo os alunos, tem passado por adequações para enfrentar a falta de recursos devido à crise do setor de petróleo no país.
O objetivo da equipe é, além de disputar a competição internacional, difundir a cultura da robótica submarina no Brasil. Para isso, os estudantes pretendem futuramente organizar uma competição nacional de robótica submarina.
A equipe tem quatorze integrantes e surgiu em setembro de 2015 e começou a construir o ROV em janeiro deste ano. É formada por alunos dos cursos de engenharia naval, civil, eletrônica, elétrica e mecânica.