Como previsto em novembro pela Coluna, as barcas Rio-Niterói vão continuar cruzando a Baía da Guanabara. O governador Cláudio Castro anunciou hoje (5/12), pouco antes do jogo do Brasil, a prorrogação por mais um ano da concessão do transporte hidroviário.
O Estado vai pagar à CCR Barcas R$ 600 milhões, em 24 parcelas, para a concessionária manter o serviço marítimo até 2024. Desde agosto do ano passado a empresa vinha dizendo não ter interesse em manter o contrato com o Estado e que a partir do próximo dia 12 de fevereiro encerraria as atividades, reclamando prejuízo de R$ 1 bilhão.
Pelas redes sociais Castro disse que o Estado conseguiu negociar com a CCR Barcas desconto de 40% no valor reclamado pela empresa. A empresa alegava descumprimento pelo Estado de cláusulas do contrato diante da redução do número de passageiros desde que, com a demolição da Perimetral, os pontos de ônibus da Praça XV mudaram de lugar.
O governador afirmou que esse acordo será enviado para aprovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e, em seguida, para aprovação do Poder Judiciário. Com isto, Castro espera garantir “mais estabilidade para a conclusão da nova modelagem de contrato em elaboração pela UFRJ com vistas à futura licitação”, concluiu Castro.