Publicidade
Notícias

Esquina do Turco celebra a amizade

Publicidade

O grupo Esquina do Turco se reúne há 34 anos na Moreira César com Octávio Carneiro, em Icaraí. Alguns ficam em pé, outros sentados em dois bancos que, por usucapião, já se sentem no direito ocupar o mesmo lugar a cada fim de tarde em Icaraí. Os encontros começaram em 1984, na Cotton, numa festa de confraternização de fim de ano com muito quibe, esfirra e champanhe. A partir daí e mesmo com o fechamento da loja de tecidos em 2009 — a turma não deixou de se reunir chova ou faça sol.

O dono da loja era Marcelo Nasser, descendente de libaneses, ex-professor de Educação Física do Centro Educacional e de colégios estaduais, praticante de Cooper diário na praia de Icaraí. Figura popular, sempre era convidado para os eventos esportivos e sociais da cidade.

O grupo reúne 40 homens das mais diversas atividades e profissões, muitos aposentados. Está aberto a participação de mulheres, porém até hoje nenhuma se juntou à turma. Não tem nenhum estatuto, suas regras são bastante flexíveis, mas não permite fofoca nem discussão acalorada, principalmente sobre política e futebol.

Guardar segredo não é especialidade da turma, que sempre se reúne na esquina das 17h às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Quando uma notícia chega àqueles dois bancos, se espalha numa velocidade maior do que a de um foguete, ainda mais agora com o uso do WhatsApp. Logo toda cidade fica sabendo das últimas.

O cafezinho, o chá ou o mate são opções diárias nos três pequenos shoppings das redondezas, o Icaraí, o I Fashion e o Central Prime. O jantar acontece duas vezes por semana. É o turco Nasser quem faz a escolha do restaurante, optando geralmente por aquele que no dia esteja com uma boa promoção no cardápio e na carta de vinhos.

Para seguir a tradição, o almoço deste fim de ano foi nesta quinta-feira (13/12), no Mocelin, com muita animação e brindes a vida e a 2019.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

3 dias ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

1 semana ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

1 semana ago

OAB Niterói celebra Mês da Advocacia com homenagens e festa tradicional

A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…

1 semana ago

Moradores de Icaraí cobram ação policial contra criminoso que age de bicicleta

Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…

1 semana ago

Niterói em alerta: Quando a segurança vira promessa não cumprida

O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…

2 semanas ago
Publicidade