Publicidade
Categories: Notícias

Enel quer ‘gatos’ na conta de quem paga

Publicidade

A Ampla agora se chama Enel, nome da multinacional dona da concessionária que distribui energia para Niterói e mais 65 cidades fluminenses. O italiano Carlo Zorzoli, presidente da Enel Brasil, já anunciou que a empresa pretende dividir ainda mais com todos os seus clientes as perdas com ‘gatos’ de luz, que somam cerca de 20% da energia fornecida, percentual que sobe a 50% nas chamadas áreas de risco.

Hoje, o consumidor arca com três quartos do total das perdas da empresa e, se a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aceitar os argumentos da Enel vai passar a pagar ainda mais por um prejuízo que ele próprio não causa nem tem como controlar.

— É a vida. Alguém tem que pagar – disse Zorzoli em entrevista à repórter Ramona Ordoñez, do jornal O Globo . E justificou, em seguida: “Como pode uma concessionária ter de arcar com custos por territórios onde não pode trabalhar? Alguém tem que arcar. O consumidor vota, ele pode mudar algo, a concessionária não vota, não pode mudar nada”.

Apesar de seus vinte anos de experiência no setor, o engenheiro elétrico italiano não mostra que a Enel pode mudar muito isto, em vez de usar a velha receita brasileira de tungar os bolsos dos consumidores/contribuintes.

A perda de energia elétrica através dos furtos na rede encontra dois principais culpados: o primeiro é o desnível social e o descontrole do Estado que praticamente criam essas terras de Marlboro onde o crime é lei imperante; o segundo é a própria empresa que há anos, sem concorrência, visa ao lucro realizando investimentos mínimos que acabam deixando sua própria rede de distribuição de energia vulnerável aos furtos.

Em Niterói, a Ampla empurrou com a barriga a obrigatoriedade legal de instalar redes subterrâneas, em substituição a postes arcaicos que enfeiam a cidade e, em alguns casos, impedem até a mobilidade das pessoas. Sem falar que a empresa os aluga a terceiros para pendurarem cabos de telefonia e de dados caotizando ainda mais a paisagem.

A distribuição de energia, que agora Zorzoli promete melhorar em cinco anos, seria mais limpa se a fiação fosse subterrânea, em vez de sujeita a ventos e temporais. O presidente da Enel diz que a empresa está trazendo “as melhores tecnologias da Europa para controle remoto da rede, na perspectiva de melhorar significativamente nos próximos anos a qualidade dos serviços”.

— Ano passado houve investimento recorde de R$ 803 milhões, e neste ano, até setembro, já investimos R$ 571 milhões – acrescentou Zorzoli.

Sobre os “gatos”, o presidente da Enel disse que está trabalhando com a Universidade Federal Fluminense (UFF) num estudo para propor um modelo diferente para definir o que é uma área de risco. Com isso, a empresa espera fazer a Aneel alterar seus parâmetros para o cálculo das perdas a serem repassadas à tarifa.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

2 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

2 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

2 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

3 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

4 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

5 dias ago
Publicidade